Animação explica as forças "mágicas" presentes no nosso Universo

Imagem de: Animação explica as forças "mágicas" presentes no nosso Universo

No passado, como os cientistas não conseguiam explicar as forças invisíveis que nos rodeavam — como a gravidade, o campo magnético terrestre ou a forma como as nossas vozes viajam enquanto falamos ao celular, por exemplo —, elas eram atribuídas a um poder místico, chamado de telecinésia.

Contudo, como você pode ver na animação acima, graças a Michael Faraday (ou Magnetic Mike) e James Clerk Maxwell (ou JC), que em meados de 1800 fizeram uma das maiores descobertas de todos os tempos, hoje sabemos que essas forças são provocadas por campos eletromagnéticos e não por alguma mágica oculta presente no nosso planeta.

Magnetic Mike e JC

Segundo o vídeo, Faraday estava convencido de que a força que fazia com os ímãs atraíssem ou repelissem objetos metálicos não tinha nada a ver com poderes telecinésicos da Terra, mas sim com uma “coisa” física que ele batizou de campo.

Já Maxwell, baseado na ideia de campo apresentada por Faraday, conseguiu demonstrar a existência da eletricidade e magnetismo através de cálculos matemáticos. JC também foi o primeiro a perceber que a luz, na verdade, nada mais é do que uma onda eletromagnética.

Desta forma, os dois criaram as bases para toda aFísica do século 20 com suas incríveis descobertas, já que a ideia da existência de campos magnéticos nos ajuda a compreender e a explicar o Universo.

Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

Fonte: MinutePhysics

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.