Tecido inteligente avisa a polícia quando danificado e pode ajudar a reduzir a criminalidade

Imagem de: Tecido inteligente avisa a polícia quando danificado e pode ajudar a reduzir a criminalidade

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Instituto Fraunhofer)

Embora pareça ter saído diretamente de algum filme de ficção científica, a nova invenção do Instituto Fraunhofer pode ajudar muito a combater a criminalidade e a colocar as autoridades na rua tão logo alguma infração aconteça. Tudo isso graças a um tipo de tecido especial que simplesmente avisa sempre que um homicídio acontece.

Lembra-se do filme “Minority Report – A Nova Lei”, em que os policiais conseguiam evitar um crime antes de ele realmente acontecer? Ainda que não se trate de algo tão revolucionário assim, a novidade chega bem próximo dessa proposta. A ideia é criar uma forma de alertar a polícia sempre que um assassinato ocorre, por exemplo. Para isso, nada melhor do que usar a roupa como alarme.

A criação do instituto alemão é exatamente um tipo de tecido especial equipado com uma rede condutora e um microcontrolador que é ativado sempre que o material for cortado ou perfurado. Desse modo, caso a vítima seja atacada por uma arma branca ou de fogo, as autoridades saberão do incidente no mesmo momento.

Além disso, a roupa inteligente também é capaz de emitir um sinal localizador, facilitando o rastreamento do crime. Tudo isso para otimizar a ação policial tão problemática na maioria das grandes cidades.

Inovador e acessível

A boa notícia é que, apesar de ser algo um tanto quanto revolucionário, a invenção não é algo que vai exigir milhões de dólares em investimentos. Como o tecido utiliza materiais comuns e sua elaboração não é algo complexo, o custo de produção não será tão caro quanto se pensa.

Além disso, como relembra o site Dvice, a produção em série desse material também é algo que não deve ser um problema, pois isso deve ajudar a baratear sua produção e facilitar a adesão da tecnologia pelas pessoas.

E você não precisa se preocupar nem mesmo com a lavagem, já que os testes realizados pelo Instituto Fraunhofer mostram que o microcontrolador sobrevive muito bem a uma máquina de lavar e até mesmo a um longo período sob a combinação mortal de umidade e calor.

Outras utilidades

Porém, não pense que o tecido especial vai ajudar apenas a impedir assassinatos. Por mais que esta seja uma das utilidades mais lógicas — exceto, é claro, se o assaltante for especialista em headshots —, ele também pode ser usado na segurança de casas e outros imóveis. Como o próprio instituto aponta, o baixo custo de produção do material vai permitir que ele seja usado em construções como uma espécie de “teia”, que vai avisar a polícia sempre que alguém invadir uma residência.

Fonte: Dvice, Instituto Fraunhofer

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.