Como estender a vida útil da bateria de seu mouse sem fio

Imagem de: Como estender a vida útil da bateria de seu mouse sem fio

(Fonte da imagem: Reprodução/Digital Inspiration)

Você utiliza mouse sem fio? Se você é uma pessoa que gosta de usar as tecnologias que tornem sua vida mais prática, provavelmente a resposta é “sim”. É cada vez mais difícil encontrar quem ainda prefira os bons e velhos mouses com fio; afinal, os wireless são bem mais práticos, permitindo maior liberdade de movimentação e sendo especialmente úteis para quem utiliza notebooks e não gosta do touchpads.

Contudo, a maior desvantagem dos mouses sem fio é a bateria, que costuma acabar rápido e deixar você na mão de repente, quando você mais precisa dela.

Há alguns truques interessantes que podem ajudar a estender a vida útil da bateria de seu equipamento. São práticas e costumes que podem parecer bobos, mas poupam bastante energia e prolongam a capacidade do seu querido e necessário mouse. Confira algumas de nossas sugestões.

1. Lembre-se de desligar o mouse quando não for usá-lo

Este é o truque que parece mais “óbvio”, mas pense bem: quantas vezes você já não abandonou o computador e se esqueceu de desligar o mouse usando o pequeno botão presente em sua parte inferior? Não se preocupe, isso é perfeitamente normal. A melhor coisa a se fazer é criar um alarme automático que lembre a você de sempre desativar o gadget quando for se ausentar do computador.

(Fonte da imagem: Divulgação/Logitech)

Criando um lembrete em áudio

O primeiro passo é criar um arquivo de áudio (em WMA) com uma voz lembrando a você de desligar o mouse. Você pode criá-lo gravando sua própria voz ou utilizando algum serviço de conversão de texto para áudio, como o VozMe. Nele, você só precisa digitar qualquer coisa (em português) e clicar em “Criar MP3”.

Na tela seguinte, basta selecionar a opção “Baixar em MP3” e salvar o arquivo em seu computador. Contudo, você precisa convertê-lo para WAV, que é o formato suportado pelo Windows para sons de sistema.

Convertendo para WAV

Caso você não queira perder muito tempo baixando e instalando mais um programa em seu computador, o mais recomendado é utilizar um conversor online. Uma boa alternativa é o media.ioclique aqui para ser redirecionado para a página do serviço.

No site do media.io, tudo o que você precisa fazer é enviar o MP3, selecionar a opção “WAV” e clicar em “Convert”. Faça download do arquivo convertido em qualquer pasta de seu computador.

Fazendo os ajustes no Painel de Controle

Abra o Painel de Controle do Windows e procure pela ferramenta “Alterar sons do sistema”. Lá, em “Eventos de Programa”, desça as opções até encontrar “Logoff do Windows”. Clique nela e em seguida clique em “Procurar” para abrir a gravação de voz em WMA que você salvou. Faça o mesmo na opção “Sair do Windows” e clique em “Ok”.

Dessa forma, sempre que você se ausentar do PC o sistema tocará o lembrete avisando sobre desligar o mouse; agora é impossível se esquecer do aparelho ligado!

2. Utilize um mousepad colorido

Sim, acredite; a cor do mousepad realmente interfere na bateria do seu aparelho. Conforme a Logitech, a explicação para isso é simples: superfícies escuras e pouco reflexivas obrigam o sensor do mouse a operar de forma mais forte, consumindo assim mais energia e acabando mais cedo com sua bateria.

Logo, o mais apropriado é utilizar um mousepad levemente colorido, de forma que o sensor não tenha que se esforçar tanto e consequentemente gaste menos bateria.

3. Não distancie demais o mouse do receptor

Ok, sabemos que a coisa mais legal dos mouses wireless é poder utilizá-los a uma grande distância do receptor USB, mas isso também faz com que o aparelho consuma mais energia do que o comum.

Obviamente você não precisa mantê-lo sempre grudado ao receptor, mas, caso não haja necessidade disto, não há por que usar seu mouse a cinco metros do PC, não é mesmo?

Outra sugestão é usar um cabo USB extensor para aumentar o alcance do receptor. Existem diversos cabos desse tipo, à venda em lojas especializadas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Elecom)

4. Não misture marcas de pilhas nem troque uma de cada vez

Misturar pilhas de marcas diferentes ou então usar velhas e novas o mesmo tempo pode danificar seu aparelho. Por isso, quando for trocá-las, utilize o mesmo modelo e da mesma marca, e sempre pilhas novas.

.....

Viu como é fácil cuidar melhor do item que sempre acompanha você na sua vida digital? Com essas dicas, você dificilmente será pego de surpresa por estar com um mouse sem bateria nos momentos mais inoportunos possíveis.

Fonte: Digital Inspiration

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.