Erro 404: E se os personagens dos games fossem candidatos? [enquete]

Imagem de: Erro 404: E se os personagens dos games fossem candidatos? [enquete]

Estamos em ano de eleição e, como é comum nesse período, as campanhas para prefeitos e vereadores estão em todos os lugares. Seja nas ruas, nos meios de comunicação ou entupindo sua Linha do tempo no Facebook, o rosto de um candidato está ali para lembrá-lo que, no próximo dia 7 de outubro, é hora de ir às urnas.

Porém, todos nós sabemos que, no Brasil, as coisas nunca são tão sérias quanto deveriam. No caso das eleições, por exemplo, sempre há aquela subcelebridade que se joga na política ou aquele indivíduo que apela para o humor ou para o absurdo para tentar ser lembrado pelos eleitores. Já virou uma regra que dificilmente vai ser abandonada.

E é exatamente por isso que queremos fazer um pequeno exercício criativo. E se além dos atores, ex-jogadores de futebol e palhaços, os personagens de video games também tentassem um cargo público? E se o mundo dos jogos fosse uma cidade brasileira onde a população também tivesse de escolher seu prefeito na próxima semana? Quem seriam seus candidatos? E quais suas propostas, estratégias e alianças?

Portanto, o Instituto Tecmundo de Pesquisas Eleitorais (ITPE) está realizando essa pesquisa boca de urna para saber quais serão os nomes escolhidos pelo povo. Para escolher seu candidato de verdade, volte a este artigo na semana que vem, quando a nossa urna eletrônica estará disponível.

O prefeito ideal

Nathan Drake

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Com seu porte atlético, fama de bom moço e conhecido por não ter medo de botar a mão na massa, Nathan Drake é o candidato que o Partido Sonysta Nacional (PSN) tanto procurava. O partido aposta exatamente na jovialidade do rapaz como promessa de mudança no cenário político — principalmente para atrair a atenção das eleitoras que estão cansadas dos velhos engravatados.

No entanto, Drake é muito mais do que um simples rosto bonito. Mesmo sendo novato em toda essa corrida por votos, ele quer mostrar que sua experiência como caçador de tesouros pode ser muito útil na hora de comandar uma cidade. Exemplo disso é que sua principal proposta está exatamente na educação, resgatando a história local para que o cidadão valorize e tenha orgulho de suas origens. Para isso, Drake anunciou que irá construir museus para exibir algumas relíquias encontradas em sua última expedição.

E como não poderia deixar de ser, sua principal plataforma eleitoral investe nesse perfil mais aventureiro, organizando visitas a pontos históricos do município — tudo para que as câmeras possam pegar seu lado mais fotogênico para mostrar que ele é “gente como a gente”.

Link

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com anos de tradição na história da política “gamística”, o Super Partido Bros. (SPB) traz uma figura bem conhecida do povo para esta eleição. Link pode até não ser tão popular quanto o governador Mario, mas também tem seu carisma. Mesmo sendo mais quieto do que se espera de um candidato, ele é a prova de que ações fazem mais do que palavras.

É por isso que, durante toda a sua campanha, é o bigodudo quem aparece na TV para tentar conquistar a confiança do eleitor. É ele quem diz que Link é um homem do povo enquanto o herói de orelhas pontudas aparece fazendo atividades cotidianas, como cavalgando em um rancho qualquer, cortando a grama do vizinho ou caçando galinhas de algum fazendeiro descuidado — tudo para, no fim, ele acabar com uma linda princesa em seus braços.

No entanto, ele não é feito apenas de marketing. Mesmo não tendo familiaridade alguma com o microfone, o candidato possui bases sólidas em suas propostas, principalmente naquelas voltadas à segurança. Afinal, quem melhor do que ele para dizer que a cidade não oferece proteção alguma às donzelas, que estão sempre à mercê de algum louco megalomaníaco?

Marcus Fenix

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Enquanto Link tenta solucionar alguns problemas locais de segurança de maneira mais branda, Marcus Fenix já chega com propostas mais radicais. Também pudera, já que o candidato do Partido da Liberdade Verde (PLIVE) é um veterano de guerra que usa exatamente esse passado militar como estratégia de campanha. Quem seria o melhor nome para resolver todas as mazelas do que alguém que não tem medo de fazer aquilo que é preciso?

É por isso que Fenix não esconde os músculos, as cicatrizes e muito menos sua cara de mau. Sua própria propaganda na TV parece um filme do Stallone, mostrando o candidato nas áreas mais perigosas da cidade em conversas com cidadãos que se declaram reféns do medo das gangues e dos demais bandidos. E sua principal promessa é exatamente acabar com toda essa marginalidade, nem que ele tenha de fazer isso com suas próprias mãos. Experiência para isso, sabemos que não falta.

A briga entre os vereadores

Como acontece em todas as cidades brasileiras, a disputa pelo cargo de vereador é incrivelmente acirrada também nesta eleição, principalmente por conta do número de vagas na Câmara Municipal. Dos nove candidatos que tentam angariar o voto do cidadão, somente quatro deles serão, de fato, eleitos. Isso significa que todos eles devem se esforçar em suas propostas — ou não — para mostrar o porquê merecem sua confiança.

Nemesis

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Seu histórico em Raccoon City pode até não ser um dos melhores, mas a arma biológica da Umbrella entra nesta eleição com a proposta de mudar sua imagem perante o eleitor. Tanto que toda a campanha de marketing do Partido dos Vilões Aposentados (PVA) está focada em mostrar que, apesar da aparência nada agradável do candidato, ele é alguém amável e de confiança. Afinal, que monstro iria distribuir beijos em criancinhas nas creches?

Suas propostas são voltadas exatamente para a saúde, criando postos nos bairros para cuidar de qualquer tipo de virose e impedir que qualquer epidemia maligna se espalhe por aí — além oferecer tratamento odontológico à população, para que ninguém sofra da mesma gengivite que ele.

Shao Khan

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Sabe aquele candidato que não sabe bem a função do Poder Legislativo municipal e sempre surge com propostas bastante absurdas? Pois essa é a melhor definição de Shao Khan. O problema é que ele realmente conseguiu chamar a atenção do eleitor ao prometer eliminar toda a corrupção da política, acabando com tudo o que estiver em seu caminho. Porém, ninguém se deu conta de que ele estava falando no sentido literal.

Os principais projetos de Shao Khan estão exatamente na criação de forças-tarefa — que ele não hesita em chamar de exército — para acabar com qualquer sinal de resistência e “conquistar” aquilo que é do povo. A oposição até começou a dizer que ele planeja invadir as cidades vizinhas, em uma tentativa de ampliar os domínios do município, mas ninguém sabe se isso é apenas uma calúnia ou algo que vai gerar muita dor de cabeça no futuro.

Sweet Tooth

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Embora o PSN seja um dos partidos que esteja disputando a prefeitura da cidade, um de seus vereadores adotou uma estratégia menos tradicional para se eleger. Em vez de seguir a linha clássica, Sweet Tooth apostou no chamado voto de protesto para chamar a atenção. Aproveitando a fama de que política é palhaçada, ele vestiu sua máscara flamejante e foi às ruas. Se um palhaço já conseguiu uma vez, por que isso não pode se repetir?

O único porém é que, por conta desse lado mais “reacionário”, Sweet Tooth não apresentou nenhuma proposta durante sua campanha. Tudo o que ele diz se refere a piadas com “O circo pegar fogo”, “Pão, circo e explosões” e outros trocadilhos referentes a chamas e à arte circense.

Bayonetta

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quem precisa fazer promessas quando você tem um rosto bonito, muitas curvas e nenhum pudor de mostrar mais do que deveria? Pois é com base nisso que Bayonetta decidiu fazer sua jornada na política. Usando uma roupa incrivelmente provocante e seu característico pirulito, ela é a candidata favorita dos marmanjos — principalmente quando declarou diminuir seu vestuário de maneira proporcional a seus votos, caso seja realmente eleita.

Seus cabos eleitorais, liderados pela jovem Juliet Starling, também não deixam nada a desejar. E o “interesse” repentino na candidata foi tão grande que muita gente esqueceu o escândalo de infidelidade partidária em que ela se envolveu após anunciar que disputaria as eleições pelo SPB.

Wario

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Alguns candidatos se aproveitam do fato de serem parecidos com algumas celebridades para tentar uma vaga como vereador, o que faz com que eles nem se deem ao trabalho de pensar em propostas e promessas, se limitando a fazer piadas no pouco tempo em frente às câmeras. Afinal, o que Wario poderia dizer que pudesse conquistar o eleitor?

O pior de tudo é que sua estratégia é ainda mais ardilosa. Mesmo sendo conhecido por sua desonestidade, ele espera se aproveitar do chamado quociente eleitoral das eleições brasileiras obtido por outros candidatos do SPB para, assim, entrar na Câmara e colocar sua mão nos cofres públicos sem qualquer remorso.

Rabbid

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Apesar de ninguém entender uma palavra do que ele diz, ele é um dos candidatos mais queridos dos eleitores. Afinal, como ignorar um político que se parece com um coelho de pelúcia e que, a cada momento, aparece fantasiado de algo que faz as pessoas rirem até não poder mais? Ninguém mais tem paciência para grandes discursos em comícios, e o Rabbid é a resposta direta a tudo isso.

Se ele propôs algo interessante para melhorar a cidade, ninguém descobriu até agora.

Dovahkiin

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mesmo não sendo o candidato preferido das ONGs de defesas dos animais, a presença um tanto quanto escandalosa de Dovahkiin rendeu a ele uma popularidade impressionante. Como não se lembrar desse candidato do Partido dos Dragonborn de Skyrim (PDS) quando tudo o que ele faz durante o horário político é olhar para a câmera e gritar “FUS RO DAH!”? Embora ninguém saiba o que isso significa, há quem diga que isso quer dizer “Meu nome é Dragonborn!” em algum idioma estrangeiro.

Ainda assim, ele tem algumas propostas interessantes, principalmente destinadas aos aposentados por invalidez com o chamado “Bolsa Flecha no Joelho”. Além disso, ele prometeu acabar com os velhos dragões que há anos habitam a Câmara Municipal.

Mindingo do GTA

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Você pode até não saber exatamente quem ele é, mas esse humilde senhor certamente o conhece muito bem. Afinal, ele sempre esteve à margem da ação enquanto você seguia sua vida. E é exatamente por isso que ele é um dos poucos candidatos que parece realmente querer mudar as coisas, uma vez que ele de fato viveu os problemas da cidade.

Assumindo sua alcunha de mendigo, seu foco, caso eleito, será exatamente nas questões sociais da cidade. Ele pretende criar abrigos e centros de apoio para oferecer tanto cursos profissionalizantes quanto iniciativas esportivas para tirar as pessoas das ruas, além de dar a oportunidade para que esses indivíduos possam se reintroduzir na sociedade. Só resta saber se as pessoas continuarão se lembrando do Partido Anônimo (PA) na hora de ir às urnas.

Guybrush Threepwood

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Partido Jack Sparrow (PJS) possui algumas ideias bem controversas — e Guybrush Threepwood é o rosto desse ideal diferenciado. Apoiando a pirataria e o comércio informal que acontece todos os dias nas ruas, ele é a escolha dos vendedores ambulantes e dos jovens que querem um mundo mais livre e sem as restrições do sistema atual.

Como isso vai ser alterado no âmbito municipal? Ninguém sabe exatamente, mas a esperança de o torrent ser liberado juntamente com uma caneca de rum pode fazer com que tenhamos uma grande surpresa no próximo dia 7.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade — mesmo que algumas figuras pareçam estranhamente familiares.

Ilustrações por: Aline Sentone, André Tachibana e Nick Mancini. Design por: Homero Meyer, Diogo Saito e Bruna Fujie.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.