Conheça o mapa de guerra que mostra ataques virtuais em tempo real

Imagem de: Conheça o mapa de guerra que mostra ataques virtuais em tempo real

(Fonte da imagem: Reprodução/HoneynetProject)

Segurança digital e crimes virtuais, na maioria das vezes, parecem temas muito abstratos para se detalhar visualmente, já que acontecem via códigos do computador. Mas uma ONG que combate esse tipo de ataque criou uma maneira bastante explicativa – e até divertida – de mostrar que servidores correm perigo em todas as partes do planeta.

Trata-se do HoneyMap, da Honeynet Project, uma ilustração que parece mostrar um mapa do mundo em zona de guerra – mas sua função é exibir os ataques virtuais que ocorrem em tempo real. É só clicar aqui e acompanhar cada nova invasão.

Os pontos vermelhos que “explodem” a qualquer momento indicam a localização dos alvos, enquanto os amarelos são os computadores da ONG programados para registrar os crimes. Uma caixa de texto contém detalhes dos relatórios emitidos, com informações como de onde partiu o ataque.

Apesar dos mapas mostrarem uma grande movimentação (ataques na Europa e no Brasil são os mais frequentes, além de Mountain View, casa do Google), nem todos os membros do Honeypot Project escolhem exibir os dados coletados, preferindo apenas guardar os ataques e repassá-los para a central – tudo para não pintar de vermelho o mapa em todos os continentes.

Fonte: The Atlantic Wire, Honeynet Project

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.