Buraco negro: mapa mostra áreas em que o 3G não funciona

Imagem de: Buraco negro: mapa mostra áreas em que o 3G não funciona

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/3GFail)

Quem nunca praguejou contra sua operadora ao perceber que o sinal 3G simplesmente desapareceu quando você mais precisava dele? Sabe aquela região que é um buraco negro comunicacional em que você não consegue usar o serviço de localização de seu smartphone ou pesquisar um telefone de um táxi para sair dali? Pois agora você pode saber onde seu 3G não vai funcionar antes mesmo de ir para lá.

O designer de interações Daniel Souza decidiu criar um mapa que indica em que pontos do país o sinal de internet móvel não funciona ou deixa a desejar em termos de qualidade. A ideia é exatamente agrupar as reclamações de pessoas do Brasil inteiro para pontuar quais são as regiões mais críticas de cada operadora.

Com a ajuda da plataforma colaborativa do Google Maps, Souza dividiu as queixas por cores, o que deixa tudo bem simples de compreender. E para deixar tudo o mais atualizado possível, ele conta com a ajuda de pessoas espalhadas por todo o país, facilitando o mapeamento.

Isso significa que qualquer pessoa pode indicar um dos “buracos negros” do 3G, bastando preencher um pequeno formulário com dados que vão ajudar a catalogar os problemas. Outra opção é enviar uma mensagem no Twitter com a hashtag #3GFail para que o serviço de geolocalização de seu smartphone marque o ponto no mapa.

Em entrevista ao site Olhar Digital, Souza explica que a ideia surgiu como uma forma de acabar com o incômodo de viajar sem saber se uma cidade tem ou não cobertura para determinada operadora — algo que, segundo ele, só é descoberto na prática. Além disso, ele explica em seu blog oficial que todas as empresas mostram apenas quais as áreas em que elas funcionam, deixando o restante como um grande mistério.

Portanto, nada mais justo do que fazer o processo inverso e mostrar ao consumidor onde o serviço contratado não vai funcionar.

Fonte: 3GFail, Olhar Digital

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.