Por que a água do mar é salgada?

Imagem de: Por que a água do mar é salgada?

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Os mares cobrem a maior parte da superfície terrestre — aproximadamente 70% dela, na verdade —, e contam com diversos sais em sua composição, como o magnésio, sódio, cálcio, potássio, bicarbonato, cloretos e brometos. Mas você sabe de onde vêm todos esses elementos?

De acordo com o pessoal do site Life’s Little Mysteries, os solos são muito ricos em todos esses elementos químicos, que acabam indo parar nos oceanos graças à ação dos rios que, até chegarem aos mares, vão transportando todos esses materiais com as suas águas.

Transporte e evaporação

O sal se acumula nos oceanos graças ao processo de evaporação da água, que acaba deixando esses elementos para trás. Assim, devido ao processo cíclico de transporte de minerais aos mares e posterior evaporação das águas, cada vez mais sal acaba se acumulando, deixando os oceanos mais “temperados”.

O mesmo pode ocorrer com corpos hídricos isolados, como é o caso do Grande Lago Salgado de Utah, nos Estados Unidos, e do Mar Morto, no Oriente Médio, que, graças às suas altas concentrações de sal, permitem que as pessoas flutuem em suas águas.

Fonte: Life’s Little Mysteries

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.