Redes sociais e melhorias de interface são algumas das novidades da RIM para o BlackBerry 10

Imagem de: Redes sociais e melhorias de interface são algumas das novidades da RIM para o BlackBerry 10

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Nem só de anúncios da Apple e da Samsung vive o mundo dos smartphones. Enquanto as duas empresas continuam se enfrentando a cada novo lançamento, a RIM realizou um evento nesta terça-feira, 25 de setembro, para apresentar algumas novidades do BlackBerry 10, a nova versão do sistema operacional do popular aparelho homônimo.

E o principal destaque do BlackBerry Jam America foi exatamente a maior conectividade dos dispositivos com redes sociais. A partir de agora, o sistema estará muito mais integrado com Facebook, Twitter, Foursquare e LinkedIn, facilitando o acesso ao conteúdo de cada um dos serviços.

É claro que esse é apenas um dos anúncios feitos pela RIM. Por isso, se você tem um BlackBerry e quer saber o que está por vir, confira tudo o que a empresa apresentou em seu evento.

Muito mais social

Como dito, o foco nas redes sociais foi o grande destaque do novo sistema operacional. E para provar isso, nada melhor do que demonstrar seu funcionamento na frente de todo mundo. Para isso, tivemos uma rápida exibição do que o aplicativo do Facebook será capaz de fazer.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O grande ponto é que ele será nativo do aparelho, o que deve deixá-lo muito mais rápido. Além disso, o aplicativo está muito parecido com a versão para iOS, mesmo tendo sido desenvolvido pela própria RIM.

Outro programa que deu as caras foi o Foursquare, que ganhou uma interface simplificada e adaptada para os dispositivos da empresa. Com um sistema de cards e painéis, a ideia é fazer com que você não perca tempo na hora de marcar os locais que visitou.

Tudo ao mesmo tempo

O BlackBerry 10 também traz algumas melhorias em seu funcionamento de modo geral, deixando sua utilização muito mais intuitiva. Uma prova disso é que ele está mais prático, permitindo que você execute vários aplicativos simultaneamente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Esse sistema multitarefa funciona de modo semelhante ao que você vê nos PCs, por exemplo. Basta minimizar o conteúdo para utilizar outro programa ou para retornar a uma função acessada anteriormente. A ideia é eliminar o tempo perdido na tela de seleção de apps para reabrir uma tarefa já inicializada.

Novo bate-papo

O BlackBerry sempre foi conhecido por seu sistema de troca de mensagens. Sabendo disso, a RIM melhorou a interface desse recurso a fim de deixar tudo mais limpo, organizado e simples. Além da adição de emoticons, a empresa trouxe para seu novo sistema uma navegação focada no uso de um único dedo — levando em consideração que a maioria dos aparelhos da marca usavam teclados físicos em que era preciso dois polegares para digitar —, o que deve agilizar ainda mais a digitação.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Sempre em dia

O calendário também foi remodelado no BlackBerry 10. Além da tradicional divisão por dias, semanas ou mês, você ainda tem a opção de integrar as datas de suas redes sociais. Isso permite que você não apenas agende reuniões, mas acompanhe aquilo que seus amigos que também participarão desse encontro estão falando.

Quando chega?

Apesar dos vários anúncios relacionados ao novo sistema, ainda não há uma data para ele ser liberado para os usuários. Acredita-se que ele esteja pronto daqui a alguns meses, já que ainda falta aprimorar alguns detalhes, mas sem nenhuma previsão um pouco mais concreta.

No Brasil, por outro lado, o futuro parece menos nebuloso. Durante o evento, a RIM afirmou que o país receberá os primeiros aparelhos já equipados com o Blackberry 10 no início de 2013. A ideia é que eles cheguem à lojas ainda no terceiro trimestre.

Fonte: The Verge, Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.