Erro no antivírus da Sophos faz com que software apague seu próprio código

Imagem de: Erro no antivírus da Sophos faz com que software apague seu próprio código

(Fonte da imagem: Reprodução/Sophos)

A Sophos confirmou na última quinta-feira (20) que uma atualização de seu antivírus vinha acompanhada por um erro que fazia o software deletar seu próprio código, que era confundido com uma ameaça. Entre os quesitos que eram totalmente apagados estava o mecanismo de atualizações do programa, o que impedia o download de um patch de correção.

O conflito teve origem na assinatura referente a um malware identificado como “Shh/Updater-B”, responsável por causar a confusão no aplicativo. Segundo a empresa, um erro de programação gerou diversos alarmes falsos, o que gerou a impressão de que havia uma verdadeira epidemia da ameaça.

Somente no Windows

Segundo a Sophos, somente máquinas com o sistema operacional Windows foram afetadas pelo erro. A empresa já lançou um patch que resolve o problema, porém muitos de seus clientes não puderam obtê-lo devido à ausência do mecanismo de atualização em seus antivírus.

Para evitar futuros problemas, a companhia recomenda que os consumidores incluam as pastas pertencentes ao software na lista de exclusão do software, evitando assim que elas sejam apagadas acidentalmente. Caso você tenha sido uma das vítimas do problema, confira o site oficial do produto que fornece instruções de como corrigi-lo (em inglês).

Fonte: Sophos

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.