iPhone 5 não oferece suporte para rede 4G brasileira

Imagem de: iPhone 5 não oferece suporte para rede 4G brasileira

iPhone 5 não tem suporte para 4G brasileira (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Cheio de pompa, o iPhone 5 foi lançado nesta quarta-feira (12). Entretanto, nem tudo são flores para os entusiastas do smartphone da Apple aqui do Brasil. Além do novo chip usado no aparelho ainda não existir em nosso país, um outro problema foi levantado por publicações especializadas: a incompatibilidade com a nossa rede 4G.

Ainda incipiente no Brasil, a rede 4G LTE começou a ser testada recentemente e deve entrar em vigor de fato em algumas capitais somente no ano que vem. Contudo, as especificações exibidas no site da Apple mostram que a frequência usada no Brasil não está na lista daquelas com as quais o novo iPhone é capaz de trabalhar.

Três modelos, nenhum compatível

Em sua página oficial, na seção onde estão relatados os países e suas respectivas frequências, não constam as duas usadas por aqui. Nenhum dos três modelos do aparelho (um A1428 e dois A1429) trabalhará nas frequências 2,5 GHz e 2,6 GHz, reservadas para a 4G LTE no Brasil.

Solução?

Para resolver o problema, existem duas alternativas possíveis: o lançamento de um modelo específico para o Brasil — o que é improvável, visto que a página brasileira do iPhone 5 não cita em nenhum momento o uso de uma rede 4G —, ou então aguardar a entrada em vigor da rede 4G que usará a faixa de 700 MHz.

Tal faixa é suportada por dois modelos do iPhone, mas, no Brasil, ela ainda tem dois grandes empecilhos. O primeiro é que ela ainda não foi leiloada, o que deve ocorrer somente no próximo ano. O segundo problema está ligado ao seu uso atual, pois a faixa é usada para a transmissão do sinal analógico de TV

Isso tudo significa que, mesmo após o leilão, será preciso aguardar até que a TV analógica no Brasil seja completamente desativada, o que estava programado para 2016, mas deve começar já em 2013 e terminar depois do prazo definido inicialmente. Somente então as operadoras de telefonia móvel poderão usar a faixa de 700 MHz para transmitir a rede 4G LTE, compatível com o iPhone 5.

Exemplo da Motorola

RAZR HD: no Brasil, modelo exclusivo vai ter suporte para a nossa rede 4G LTE (Fonte da imagem: Divulgação/Motorola)

Apesar de não haver qualquer indicação de que a Apple vai lançar um modelo com especificações de rede exclusivas para o Brasil, já existem ações do gênero no mercado nacional. A maior delas é a da Motorola, que vai lançar por aqui um modelo do RAZR HD com suporte à nossa rede 4G, diferente daquele lançado lá fora.

O diretor de comunicação da Associação de Engenheiros de Telecomunicações, Coriolano Silveira da Mota, pondera e afirma ser possível que a Apple siga o exemplo da Motorola. “Por ora, esses modelos de iPhones ainda não vão funcionar com a rede 4G brasileira. Mas acredito que a Apple vá desenvolver um modelo para o mercado nacional, como já fizeram outras fabricantes, como Motorola, Samsung e Huawei”, relatou ao UOL Tecnologia.

É melhor esperar

É claro que a listagem feita no site da Apple pode incluir informações apenas sobre os países nos quais o lançamento já está programado, com novos dados sendo divulgados em breve. Então, o jeito é esperar para ver os desdobramentos da situação.

Fontes: Gizmodo, Tecnoblog, UOL Tecnologia, Apple

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.