Symbian: 5 dicas para deixar o seu celular mais rápido

Imagem de: Symbian: 5 dicas para deixar o seu celular mais rápido

Com o advento do Android, iOS e principalmente do Windows Phone, o Symbian — SO móvel da Nokia — está cada vez mais obsoleto. Contudo, ainda é possível encontrar alguns smartphones da marca finlandesa à venda no mercado. Sendo assim, os desavisados ou fãs do sistema que compram esses aparelhos normalmente enfrentam alguns problemas, como a lentidão dos dispositivos.

Esse problema, apesar de não acontecer com todos os modelos, é recorrente nos smartphones da Nokia, que agora está adotando o Windows Phone nos seus melhores aparelhos. Isso definitivamente resolveu a questão com os dispositivos da empresa, mas quem ainda possui um Symbian também pode fazer alguns truques e se livrar da lentidão.

1. Libere espaço na memória interna

Antes de tudo, você deve se certificar de que o seu smartphone Symbian não está atolado de arquivos salvos na memória interna. Isso pode acontecer quando você instala muitos aplicativos ou quando alguma função do aparelho, como a câmera, não está salvando os documentos no cartão de memória.

Sendo assim, livre-se de apps que você não utiliza e tente procurar ferramentas mais completas, como o Gravity. Este app exclusivo para o SO da Nokia é capaz de acessar o Facebook, o Twitter e o Foursquare, evitando que você instale um app para cada uma dessas redes sociais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gravity)

Para completar, acesse as funções de câmera e gravadores de áudio, por exemplo, e certifique-se de que os arquivos criados no telefone não estão sendo salvos na memória interna. Fora isso, se o seu cartão SD tem uma capacidade muito modesta, é possível utilizar serviços de sincronização de arquivos em nuvem. Assim, suas fotos, músicas e outros documentos não entulham o aparelho.

Algumas opções são o Grooveshark, que permite ouvir músicas online, e o SugarSync, que disponibiliza gratuitamente 5 GB de espaço em nuvem para quem instala o app oficial do serviço no seu Symbian.

(Fonte da imagem: Reprodução/SugarSync Inc)

2. Navegação mais econômica e mais rápida

Não é segredo para ninguém que o Opera Mini é o navegador web mais rápido disponível para a plataforma da Nokia — e talvez, para outras, também. Sendo assim, se você ainda utiliza o navegador-padrão do Symbian para usar a internet, não perca mais tempo e instale o Opera Mini no seu aparelho.

Esse navegador alternativo, além de mais rápido, economiza o seu plano de dados. Isso acontece porque todos os endereços que você acessa através da ferramenta passam por uma compressão rápida nos servidores da Opera e chegam até você bem menos pesados. Assim, o seu smartphone baixa menos conteúdo, usando menos a franquia de dados da sua operadora.

3. Mantenha o Symbian atualizado

Outra forma muito fácil de melhorar o desempenho dos smartphones é sempre ter a versão mais atual do sistema operacional. Para saber qual firmware está instalado no momento, conecte o seu aparelho à internet através do Wi-Fi ou pelo cabo USB em um computador e digite o seguinte código:

*#0000#*

Logo em seguida uma tela chamada “Atualizações do dispositivo” ou “Device updates” deve ser mostrada. Agora, selecione “Opções” e, em seguida, “Procurar por atualizações”. Se existir alguma, instale-a sem receio algum. Esse procedimento dificilmente será demorado nem deve causar qualquer dano ao aparelho ou seus documentos.

Obs: alguns aparelhos podem ter o texto das opções um pouco diferente do descrito acima. No entanto, a ideia por trás da coisa é sempre a mesma.

4. Abandone o cliente de emails padrão do Symbian

Assim como o navegador-padrão do SO, o cliente de emails raramente satisfaz algum usuário. Além de ele ser basicamente uma adaptação do app de SMS para emails — quando não é exatamente o mesmo —, a sincronização com a sua conta é lenta e falha. Sendo assim, use o Email for Nokia para substituí-lo. Apesar de não ser uma ferramenta tão boa quanto as existentes em outras plataformas, você consegue se irritar menos com este app. Contudo, também existem outras opções na loja de apps da Nokia.

(Fonte da imagem: Reprodução/NokiaSaga)

5. Digite mais rápido

A revolução dos teclados touch também está disponível para o Symbian. Mesmo que você não consiga arrastar os dedos pelo teclado para digitar, as demais funcionalidades do Swype superam de longe o teclado simplório do SO da Nokia.

Nota: uma forma para aliviar a lentidão momentânea é encerrando os aplicativos abertos que ficam em segundo plano. Se você não costuma fazer isso, trate de descobrir como o procedimetno é feito no seu aparelho e deixe-o mais “leve”. Contudo, normalmente, os smartphones Symbian podem acessar os apps em segundo plano quando você mantem pressionada a tecla home. Em seguida, é só fechar tudo o que não estiver em uso.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.