LG Dual Play: como funciona a tecnologia que promete revolucionar os games em dupla

Imagem de: LG Dual Play: como funciona a tecnologia que promete revolucionar os games em dupla

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)Jogar em dupla na frente da TV é algo que tem boas chances de terminar em briga. Afinal, basta uma esticada de olhos para saber onde seu amigo está se escondendo no jogo de tiro para dar-lhe um belo headshot, na covardia. Mas se depender da LG, isso vai mudar.

A empresa apresentou durante a CES 2012, realizada em janeiro, o novo sistema Dual Play, permitindo que duas pessoas enxerguem imagens diferentes em um mesmo televisor. Mas você sabe como isso acontece? A tecnologia está presente aqui na IFA 2012, em Berlim, e o Tecmundo foi atrás para saber como o Dual Play funciona.

Invertendo as lentes

Primeiro, vamos ao conceito básico de como uma TV 3D funciona: o óculos polarizador – utilizado nas TVs da LG – recebem duas imagens diferentes e simultâneas que são mostradas na tela.

Cada onda de luz que forma a imagem é direcionada por meio de um filtro no próprio televisor e pelas lentes do óculos. Assim, linhas horizontais são identificadas por um olho e as horizontais por outro, resultando na percepção da terceira dimensão pelo cérebro de quem vê as imagens.

E como a LG deu um nó nessa tecnologia? Foi preciso apenas realizar alguns testes com óculos polarizadores até que os técnicos da empresa chegassem à conclusão de que para visualizar duas imagens diferentes ao mesmo tempo bastava inverter as lentes dos óculos. Isso é, um dos óculos têm duas leites “direitas”, enquanto que o outro têm duas “esquerdas”. Genialmente simples, hein?

Samsung Dual

A Samsung também apresentou durante a CES 2012 uma tecnologia semelhante. Chamada de Samsung Dual, a novidade consiste em um óculos com fones de ouvido que também mostra duas imagens diferentes para duas pessoas. Ao contrário da LG, a aposta não está nos jogos, mas nos programas de TV – por isso a necessidade de fones de ouvido separados. Ou você vai querer assistir ao jogo com o som da novela da sua mãe?

Fonte: LG

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.