Windows 8: como ver ou esconder arquivos

Imagem de: Windows 8: como ver ou esconder arquivos

Arquivos e diretórios ocultos são bem comuns nos sistemas operacionais, pois ajudam a esconder alguns itens que não devem ser modificados por quem utiliza o sistema. Em todas as versões do Windows, é possível fazer com que esses documentos e pastas sejam exibidos, mesmo que tenham sido marcados como ocultos.

No Windows 8, o processo para revelar esses arquivos camuflados é bem simples e pode ser realizado sem a necessidade de instalar qualquer aplicativo externo. Confira abaixo as etapas que permitem revelar os itens ocultos e também algumas dicas de como aproveitar essa funcionalidade do sistema para manter seus itens pessoais a salvo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Revelando os arquivos

1) Abra uma janela do Windows Explorer e acesse a aba “Exibir”.

2) Para exibir ou esconder os arquivos ocultos, é só marcar ou desmarcar a opção “Itens ocultos”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

3) Caso queira que a extensão desses arquivos também seja mostrada, você pode ativar o item “Extensões de nomes de arquivos”.

Você também pode acessar algumas configurações mais avançadas a fim de personalizar mais algumas opções de visualização. Para acessar esses itens, clique no botão “Opções”, que pode ser visto mais à direita na barra de tarefas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na janela que abrir, clique na guia “Modo de Exibição”. Agora, é só escolher quais itens devem ser mostrados e quais não. Você pode, por exemplo, revelar os arquivos protegidos do sistema operacional.

Caso alguma configuração não fique como o esperado e comece a atrapalhar o acesso aos arquivos “normais” do sistema, você pode realizar os passos descritos acima novamente e desfazer as ações realizadas.

Por que ocultar arquivos?

Esconder alguns itens no disco rígido pode ser bem útil para manter seus dados pessoais e documentos longe de pessoas bisbilhoteiras. Não é exatamente um procedimento seguro, mas já evita que os xeretas sejam atraídos para os arquivos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para esconder um item, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Propriedades”. Depois, marque a caixa “Oculto” e pressione o botão “Aplicar”. Pronto, quando você configurar o Windows Explorer para não mostrar os arquivos ocultos, os seus documentos também ficarão ocultos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.