Android: como alterar as cores de LED de notificações

Imagem de: Android: como alterar as cores de LED de notificações

Muitos smartphones possuem um LED na parte externa do aparelho, que tem como principal objetivo alertar o dono do dispositivo a respeito de alguma atividade ocorrida, como notificação de ligação perdida ou de mensagem recebida.

Como essa pequena luz normalmente é mostrada apenas em uma cor, ela acaba enganando os proprietários dos celulares, que muitas vezes pensam ter uma mensagem esperando para ser lida enquanto, na verdade, a notificação era para avisar que a bateria do aparelho está fraca.

Para resolver esse simples problema, selecionamos algumas aplicações para Android que permitem personalizar a cor do LED de alguns aparelhos. Assim, além de deixar o celular mais com a sua cara, você também já fica sabendo que tipo de notificação ele está exibindo.

Os eleitos

Light Flow Lite

O Light Flow Lite permite controlar totalmente o LED do aparelho. Com ele, é possível manipular não só a cor com a qual a luz frontal pisca, mas também a sua vibração. O app possui opções para configurar as notificações de ligações perdidas, lembretes do calendário, email, MMS e SMS.

Além disso, O Light Flow Lite trabalha com diversos avisos de forma simultânea. Com isso, o LED pisca de forma alternada entre as cores de cada notificação, permitindo que você saiba que há, por exemplo, uma chamada perdida e um SMS esperando para ser lido — isso sem que seja necessário acessar a tela principal do sistema.

(Fonte da imagem: Google Play)Aparelhos compatíveis

Segundo a descrição na página do Google Play, o aplicativo funciona sem problemas no Nexus One, Xperia Ray e em alguns modelos da Samsung.

Blink Flash LED

O Blink Flash LED funciona de maneira semelhante ao app citado anteriormente, mas tem a vantagem de ser compatível com mais modelos de celular. O aplicativo permite ajustar a cor de exibição do LED e também a frequência com a qual ele irá piscar. Você pode configurar notificações de chamada perdida, chamada sendo recebida, SMS e nível de bateria.

(Fonte da imagem: Google Play)

Aparelhos compatíveis

Não há nenhuma especificação do desenvolvedor, mas há relatos de que o app funciona no Nexus, Xperia Play, aparelhos da Motorola, Samsung Galaxy S2 e S3 e alguns modelos da HTC.

LED me Know

O LED me Know foi desenvolvido com foco maior nos aparelhos da HTC, principalmente o Desire 2.2. O app é bem completo e permite escolher a cor e também a frequência com a qual o LED pisca. É possível configurar notificações para alertas do Gmail, ligações perdidas, mensagens de texto, Gtalk, WhatsApp, nível de bateria e espaço em disco.

(Fonte da imagem: Google Play)Aparelhos compatíveis

Apesar de ser desenvolvido para aparelhos HTC, é possível utilizar o LED me Know também no Nexus One, LG Ally e boa parte dos modelos da Samsung.

Handcent SMS

O Handcent SMS funciona de uma forma diferente dos demais aplicativos. Com ele, você pode configurar uma cor diferente para cada contato presente na sua lista. Dessa forma, é possível saber quem está ligando antes mesmo de pegar o celular e ver o nome na tela.

Uma característica legal do Handcent SMS é que você pode personalizar a aparência do próprio app, deixando ele com um visual mais descolado.

(Fonte da imagem: Google Play)

Aparelhos compatíveis

De acordo com a descrição do desenvolvedor presente na página do Google Play, o Handcent SMS funciona sem problemas em qualquer aparelho que tenha um LED de notificações e esteja rodando o Android.

LED Color Tester

A ideia do LED Color Tester é um pouco diferente dos apps listados acima, já que o seu objetivo não é permitir que você configure o LED para cada notificação recebida, mas sim testar quais cores podem ser utilizadas na luz de alerta do aparelho.

(Fonte da imagem: Google Play)

Com ele, basta você selecionar a coloração pretendida e conferir se o LED pisca de acordo com a opção selecionada. Sabendo quais cores são suportadas pela luz de notificação do seu aparelho, fica mais fácil configurar os apps listados ao longo desta seleção.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.