Cientistas criam nova versão de aerogel flexível que é 500 vezes mais forte que o original

Imagem de: Cientistas criam nova versão de aerogel flexível que é 500 vezes mais forte que o original

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

Aerogel é um material ultraleve e resistente que, por causa de sua densidade, é conhecido no meio científico como fumaça sólida. O seu grande problema é que, no estado conhecido, ele não pode ser utilizado para meios comerciais, devido ao seu alto custo e dificuldade de adaptação para produtos do nosso dia a dia.

Isso pode mudar no futuro, já que cientistas da NASA desenvolveram uma espécie de aerogel mais flexível, duradouro e 500 vezes mais forte que o original. Sendo assim, o material poderia ser usado na fabricação de roupas, produtos domésticos e de construção, produzindo um isolamento térmico de até 300 graus Celsius.

Esse novo tipo de aerogel flexível consegue ser até 10 vezes mais eficiente que fibra de vidro na questão do isolamento de calor, mas ainda tem a produção muito cara, o que poderia frear um pouco o desenvolvimento de produtos que utilizam o material.

Mesmo com essa dificuldade, espera-se que, com a possibilidade do aerogel ser usado para diversos fins, a procura comercial aumente e um equilíbrio possa ser encontrado.

Fontes: ACS e Dvice

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.