Novo material de carbono é tão resistente quanto o diamante

Imagem de: Novo material de carbono é tão resistente quanto o diamante

Diamante, uma das apresentações do carbono. (Fonte da imagem: Reprodução/WikimediaCommons)

Uma equipe de cientistas americanos conseguiu realizar uma façanha incrível: eles criaram um material de carbono super-resistente que chega a ser tão forte quanto o diamante. Os estudiosos começaram usando o carbono-60, que conta com átomos muito bem organizados.

Em um segundo momento, foi incluído um solvente orgânico entre os átomos dessa substância — e, depois, os pesquisadores submeteram a “mistura” a pressões relativamente baixas. Esse processo modificou a estrutura da composição carbônica, mas sem chegar a um produto muito resistente.

No decorrer da experiência, os cientistas descobriram que era possível reorganizar a estrutura dos átomos do carbono. Para isso, eles elevaram a pressão exercida no material, tornando-a muito maior do que a da atmosfera.

Com isso, um novo material de carbono surgiu, com uma estrutura carbônica cristalina e desordenada — algo inédito na ciência e que só estava presente em teorias.

O cientista responsável pelo estudo, Lin Yang, diz que há várias aplicações para esse tipo de material e que ele pode ser usado na mecânica, na tecnologia e em várias outras áreas do conhecimento.

Fonte: TG Daily

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.