Erro 404: Um dia de cão de um redator do Baixaki/Tecmundo [ilustração]

Imagem de: Erro 404: Um dia de cão de um redator do Baixaki/Tecmundo [ilustração]

Muita gente pensa que a vida aqui na redação dos sites Baixaki e Tecmundo é resumida a “andar de patinete”. É claro que a rotina de trabalho está muito longe de ser ruim, mas há dias em que precisamos realmente nos tornar mais do que um para dar conta de tudo o que precisa ser feito. Um bom exemplo disso são as sextas-feiras, sempre repletas de tarefas – e distrações.

É nesse dia que o Erro 404 precisa estar pronto e, como sempre, nós queremos que os leitores se divirtam muito lendo os textos. Por isso, o caminho até o trabalho faz parte de um ritual de concentração e inspiração. Isso envolve várias etapas de preparação: acordar, tomar banho com sais húngaros, beber uma xícara de café eslavo e pegar ônibus ouvindo músicas do Cazaquistão – elas não fazem muito sentido para mim, mas acho que isso ajuda.

Geralmente, quem escreve esta seção é o redator Renan Hamann – que, como todo bom maluco, decidiu falar sobre si na terceira pessoa. E é por isso que ele (eu) foi (fui) escolhido para escrever o desta semana. Prepare-se para conhecer um pouco mais da rotina incessante de trabalho do (meu, do seu, do nosso, Comitê Rev... Não, não era isso) Tecmundo!

Plantão de notícias e aplicativos

Hoje, divididos entre especialistas em tecnologia, programas, apps portáteis, ciências e jogos, o núcleo tech da NZN (a empresa responsável pelos sites Tecmundo, Baixaki e Baixaki Jogos) conta com 36 redatores. Com isso, cada pessoa pode se dedicar mais aos itens sobre os quais possui mais conhecimento, o que garante mais qualidade nos textos que chegam até você.

Obrigado, ilustrador, por ter me feito menos careca! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em um dia normal de plantão de notícias ou aplicativos (quando um redator fica dedicado exclusivamente a uma dessas tarefas), a correria é muito grande. A todo momento surgem novas informações no mundo da tecnologia – acreditem, os rumores sobre o novo iPhone realmente agitam a vida de quem está envolvido com a tecnologia.

E é preciso raciocínio rápido para conseguir acompanhar tudo. Imagine que hoje havia uma cobertura ao vivo de um evento muito importante que, além de precisar de descrição em tempo real, também demandou a composição de 10 notícias sobre os itens apresentados – isso acontece com lançamentos grandes. Nesses dias, a pausa para o café se transforma em “Patrão, injeta cafeína aqui na minha veia”.

Sem querer parecer maluco, mas dificilmente conseguindo isso, devo dizer que tudo o que foi descrito até agora acontece somente no período da manhã. À tarde a situação continua exigindo muito de todos nós, por isso a hora do almoço é tão importante – ouçam bem, crianças, uma dieta balanceada faz toda a diferença. Por isso, coma muito brócolis!

Sexta-feira: beer-day

Há alguns meses, passou a ser permitido o consumo (moderado, é claro) de cerveja às sextas-feiras. Isso deixou o ambiente ainda mais descontraído, permitindo que o próprio escritório se tornasse um pedacinho do final de semana. Deixamos bem claro que até hoje nenhum funcionário ficou bêbado no horário de trabalho.

Reunião com os designers: de onde surgem os infográficos?

Você já deve ter visto o infográfico de como são feitos os infográficos. Mesmo assim, é preciso saber de alguns passos muito importantes. O primeiro deles – após receber o tema que a chefia definiu – é pesquisar, pesquisar e pesquisar tudo o que puder sobre o assunto. Só depois disso é que os designers são acionados. E, quando isso acontece, temos as reuniões mais loucas de todos os tempos.

"Vai ser assim! Vai ser assim! E ponto final!" (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mentira, isso não é bem assim. Apesar de os designers terem fama de malucos, eles são bem centrados e raramente fazem alguma doideira (pronto, Bruna! Eu já publiquei isso! Agora você já pode dizer onde escondeu meu telefone!). Após a apresentação dos dados, a equipe de design se reúne para dizer como será a parte gráfica.

Por fim, uma nova reunião entre redação e design é feita para que os últimos ajustes sejam mostrados. Então nós voltamos aos dados coletados e adaptamos o texto para fazer com que ele se encaixe perfeitamente ao que será diagramado – e, se isso não ficar como os designers querem, eles publicam nossas fotos mais constrangedoras no Facebook.

Video game é coisa séria

O Baixaki Jogos é composto apenas por redatores que realmente vão fundo nos games. É por isso que as análises são feitas por quem mais entende de cada gênero. Os games de luta geralmente são testados em duas plataformas diferentes: no console que você pode ter em casa e também em um fliperama personalizado.

Space Invaders e Madden NFL, especialidades da casa! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Todos os analistas possuem um tempo reservado para ir o mais fundo possível em cada jogo, tudo para que os games tenham as impressões mais completas da internet. Bem, para fazer parte dessa equipe, é preciso ter também talento para jogar, não é mesmo? Caso contrário, em vez de muitas fases, no tempo reservado nós só conseguiríamos ver um pequeno pedaço do game – será que é por isso que não me deixam fazer as análises de Resident Evil?

Pausa para o café

Todos os dias, em meio às milhões de coisas a serem feitas, ainda é possível tomar café com os colegas. O problema é que às vezes as tarefas são muitas e acaba não dando tempo de fazer uma pausa maior. Isso pode ser um problema em alguns dias, como hoje, em que os amigos querem contar alguma coisa importante, mas não é possível parar para ouvir.

Mesmo assim, é sempre maravilhoso – atente para a alegria do gordinho – comer um pedaço de bolo no meio da tarde. E quando os amigos (tá lendo isso, Cássio?) entendem que às vezes você precisa de mais alguns minutos antes de ir lanchar, tudo fica ainda melhor.

Não queiram saber do que eles estão rindo! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na primeira sexta-feira do mês, também existe a comemoração dos aniversariantes. Nesse dia, a empresa compra minissalgadinhos que os curitibanos chamam de “Vininha” (em outros locais, ela se chamaria “Salsichinha”) para a festa. Nota do redator vegetariano: há opções com recheio de tomate seco, sem carne.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Geralmente, após o fim do Erro 404, nós colocamos o aviso acima para dizer que a história pode conter elementos fictícios. Mas, hoje, pode ser que tudo seja real... Ou será que não?

Ilustração por: Nick Mancini

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.