Como escolher um notebook com base na placa de vídeo

Imagem de: Como escolher um notebook com base na placa de vídeo

Inúmeras dúvidas surgem na hora de adquirir um novo notebook. As coisas são ainda mais complicadas para quem busca um modelo gamer, pois há muita diferença em desempenho por conta de uma simples alteração nos componentes de hardware.

Assim, muitas pessoas escolhem laptops levando em consideração apenas o chip gráfico. De fato, esse método funciona e pode facilitar muito as coisas. Os notebooks para jogos podem ser filtrados com facilidade usando apenas a GPU como base, pois o restante do hardware tende a acompanhar esse componente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

Hoje, vamos mostrar alguns modelos interessantes para você que está na esperança de encontrar um notebook perfeito para jogos. Esteja preparado, pois são poucas as marcas que oferecem laptops com configurações robustas e os preços são salgados.

Máxima performance

É muito difícil definir qual é o chip gráfico mais potente da atualidade, pois os resultados variam conforme os conjuntos de configurações oferecidos por cada montadora e de acordo com os jogos e programas usados nas análises. Assim, podemos indicar as melhores GPUs de cada fabricante, sendo que você deverá decidir sozinho qual prefere.

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

De um lado, temos o chip GeForce GTX 680M, o qual é o mais avançado da NVIDIA. Do outro, a AMD briga com o Radeon HD 7970M. Comparando as especificações, podemos concluir  que a AMD leva a melhor nas configurações, entretanto, na prática, ambas oferecem resultados muito parecidos.

Segundo os testes do Notebook Check, o chip da NVIDIA se sobressai por conta do suporte aprimorado para a tecnologia PhysX e por consumir menos energia. Todavia, o componente da AMD é oferecido por um preço mais agradável.

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Vale notar que a NVIDIA ainda oferece um chip de alto desempenho mais barato: o GTX 675M consegue resultados quase tão bons quanto os do AMD Radeon HD 7970M. Confira agora alguns modelos de notebooks indicados com esses chips gráficos.

Notebooks sugeridos

Entre as tantas marcas que oferecem notebooks gamers no Brasil, não encontramos nenhuma ofertando máquinas com tais chips gráficos. Assim, nossa seleção é de produtos disponíveis apenas no exterior, mas que podem ser adquiridos através da internet.

O primeiro deles é o SAGER NP1970. Essa máquina pode ser configurada tanto com a GPU da AMD quanto com a da NVIDIA. O segundo notebook recomendado é o Alienware M17x, um modelo tão robusto quanto o da SAGER, mas que aceita apenas a instalação do chip da AMD. Outro modelo interessante é o Origin EON17-S, que vem com uma GTX 680M.

(Fonte da imagem: Reprodução/Avell)

Um bom notebook com a unidade NVIDIA GTX 675M é o Avell FullRange G1730 D5HJ. É óbvio que notebooks com tais processadores gráficos trazem uma configuração compatível para jogos. Entretanto, isso não significa que você deve escolher o mais barato ou o mais caro. Cada modelo tem especificações próprias e é muito importante observar atentamente todos os itens.

Desempenho intermediário

Se a ideia é economizar um pouco, mas ainda obter alto desempenho, então há quatro chips gráficos que podem dar conta do recado. A NVIDIA oferece o GTX 670M e o GTX 660M. O primeiro é quase tão bom quanto o GeForce GTX 675M. O outro é um pouco inferior, mas ainda é interessante para executar os games mais recentes com filtros ativados.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A AMD oferece os processadores Radeon HD 7870M e HD 7850M. De acordo com o Notebook Check, o Radeon HD 7870M empata com o GeForce GTX 670M. Já o Radeon HD 7850M é mais potente que o NVIDIA GTX 660M. Seja qual for o chip escolhido, esses quatro componentes são mais do que suficientes para trabalhar com alta definição e diversos filtros ativados.

Notebooks sugeridos

Não encontramos um notebook com o chip gráfico Radeon HD 7870M. Assim, se você busca um modelo de desempenho intermediário com GPU AMD, pode optar pelo HP ENVY 17-3290nr (disponível apenas nos EUA), o qual vem equipado com a unidade HD 7850M.

No site da HP Brasil, encontramos apenas o HP Envy 17-3095BR, modelo que vem com a Radeon HD 7690M – uma unidade de processamento bem mais fraca. Caso você faça questão de comprar um laptop com a Radeon HD 7870, então vale esperar pela nova linha de computadores gamers da Samsung.

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

Um excelente PC que vem equipado com o chip NVIDIA GTX 670M é o notebook brasileiro Avell Titanium G1520 F2HJ. Essa máquina da Avell tem excelente relação custo-benefício. Nem todas as fabricantes trabalham com o componente GTX 660M, mas o Origin EON15-S é um bom laptop para quem busca alto desempenho e preço razoável.

Desempenho aceitável

Para finalizar nossa lista, recomendamos os chips NVIDIA GeForce GT 650M e AMD Radeon HD 7770M. Esses componentes são mais fracos e devem oferecer boa performance em resolução de 720p. Nem sempre eles aguentam rodar games com todos os recursos ativados, mas a experiência deve ser excelente com os títulos mais recentes.

Um bom modelo de notebook que vem equipado com a GT 650M é o Avell Diamond P110 F2HA (confira a análise do aparelho). Não encontramos laptops com o chip da AMD instalado, mas alguns produtos devem ser lançados em breve.

Outros chips gráficos

As GPUs citadas acima são perfeitas para rodar games com qualidade elevada, porém, se você não precisa de tanto desempenho, pode ser que algumas unidades mais modestas atendam as suas necessidades.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Optar por um processador gráfico NVIDIA GT 540M ou GT640M é uma boa ideia para quem deseja economizar e aproveitar alguns games. Os chips gráficos das APUs da AMD também são capazes de aguentar alguns jogos mais recentes (confira a análise do notebook Samsung 305E4-AD1).

Pesquisa constante

Nosso artigo serve como um filtro para que você tenha noção de quais chips gráficos são os mais recomendados. Apesar de ser possível escolher um notebook com base na GPU, não recomendamos que você siga exatamente essa receita.

É importantíssimo averiguar todos os componentes, especificações, portas e detalhes. Também vale acompanhar análises e notícias para não comprar um produto de baixa qualidade.

Fontes: Notebook Check, NVIDIA, AMD

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.