Análise: Sony Xperia S [vídeo]

Imagem de: Análise: Sony Xperia S [vídeo]

Após a separação da marca Ericsson, a Sony apostou em uma nova linha de aparelhos. O Xperia S é um dos smartphones da nova série, o qual vem para competir com os grandes Androids. Ele traz hardware de alta capacidade, vem preparado para o sistema Ice Cream Sandwich e conta com câmera de 12 MP.

Mas será que esta mudança de posicionamento da fabricante consegue colocá-la frente a frente das concorrentes? Analisamos os pormenores deste belíssimo aparelho e, agora, mostramos em detalhes tudo o que ele tem a oferecer. Antes de conferir a análise, veja as especificações do dispositivo:

  • CPU: Qualcomm MSM8260 Snapdragon Dual-core 1,5 GHz
  • GPU: Adreno 220
  • Memória RAM: 1 GB
  • Sistema operacional: Android 2.3 (Gingerbread)
  • Atualizável para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)
  • Memória interna: 32 GB
  • Tamanho da tela: 4,3 polegadas (800x1280 pixels)
  • Câmeras: 12 MP (principal) e 1,3 MP (frontal)
  • Som: alto-falantes e conector de fones de 3,5 mm
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth, NFC
  • 3G: sim
  • Bateria: Li-Ion 1.750 mAh
  • Autonomia da bateria: até 8,5 horas para conversação (3G)
  • Peso: 144 gramas
  • Dimensões (A x L x E): 12,8 x 6,4 x 1,06 cm

Aprovado

Design caprichado

O Xperia S é um smartphone para quem busca um design refinado. O aparelho tem curvas suaves e interface frontal bem desenhada. Na base do aparelho, uma região transparente deixa o visual ainda mais chamativo, graças aos LEDs que iluminam os botões principais do Android. Abaixo desta área, a base do aparelho comporta as antenas.

O acabamento do Xperia S é simplesmente perfeito. A tela aproveita bem o espaço disponível, as câmeras vêm instaladas em posições estratégicas e os botões na lateral facilitam a ativação de algumas funções. O material de revestimento dá a sensação de alta resistência e a qualidade do aparelho é impressionante. Podemos dizer que este é um Android Premium.

Tela de alta qualidade

Se a ideia é superar as concorrentes, então a Sony está começando da maneira correta. O Xperia S traz uma tela de alta definição. O display de 4,3 polegadas tem resolução de 1280x800 pixels, o que significa que este Android supera a qualidade do aclamado iPhone 4S.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

O Xperia S tem densidade maior de pixels que a maioria dos concorrentes e é um aparelho que vem preparado para exibir conteúdo com incrível nitidez e sem distorcer as cores. A tecnologia Sony Mobile BRAVIA Engine aprimora o nível de detalhes das imagens e dos vídeos. Talvez não seja a melhor, mas é uma tela muito boa!

Hardware potente

A fabricante optou por incluir um processador dual-core em seu aparelho top de linha. Assim como a tela, o chip pode não ser o mais avançado, mas ele dá conta do recado. Em nossa análise, ficamos satisfeitos com o desempenho apresentado durante a execução de jogos. O processamento é muito acelerado graças à memória RAM que oferece muito espaço para o armazenamento temporário.

O Xperia S roda perfeitamente títulos mais recentes como The Amazing Spider-Man e The Dark Knight Rises. Em alguns benchmarks, o smartphone da Sony até conseguiu superar o Galaxy X. Confira alguns resultados de testes realizados no aparelho:

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Para acompanhar este belo conjunto de processamento, a fabricante incluiu 32 GB de memória interna, espaço suficiente para armazenar milhares de músicas, muitos vídeos e uma grande coleção de apps. Ponto para o Xperia S!

Câmera, som e bateria

Para conquistar uma gama maior de consumidores, a fabricante incluiu uma câmera de 12 MP no aparelho. Não ficamos impressionados com esses números, mas, durante nossos testes, o aparelho não fez feio. A qualidade é muito boa para captura em ambientes bem iluminados. A lente é capaz de gravar vídeos em 1080p.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

A reprodução de músicas é outra característica que nos impressionou. Seja para a execução com os alto-falantes ou através dos fones de ouvido, o Xperia S entrega alta qualidade e fidelidade nos sons. Aliás, o player de música Walkman é muito bonito e oferece boa equalização dos arquivos de áudio.

Uma pergunta recorrente diz respeito à autonomia de bateria e, nesse quesito, o Xperia S não decepciona. O aparelho usa a energia de forma inteligente, sendo possível aproveitar games por quase 4 horas. Usando o brilho no máximo, Wi-Fi e deixando alguns apps rodando em segundo plano, a bateria aguenta pouco mais que 7 horas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Não são os melhores tempos que já vimos, mas são resultados razoáveis. Provavelmente, quem comprar este aparelho terá de recarregar uma vez por dia, mas isso já é comum entre os modelos mais robustos. Infelizmente, a bateria não é removível!

Reprovado

Inconvenientes quanto ao design

Apesar de elegante, o design do Xperia S apresenta alguns inconvenientes. O primeiro problema pode ser notado nas curvas da parte traseira, sendo quase impossível usar o aparelho em superfícies planas, pois ele balança muito e pode escorregar com facilidade.

O material usado para o revestimento da tampa é confortável, mas ele parece reter muito calor. Falando nisso, precisamos relatar que este aparelho ferve, mesmo que nenhum game esteja em execução!

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Devemos admitir que o aparelho não se adapta muito bem à mão, ele dá a sensação de que vai escapar com facilidade – o que quase chegou a acontecer. Além disso, ficamos extremamente decepcionados com os botões do sistema na parte frontal. Eles não são ativados com facilidade, o que pode incomodar muito.

Este é o Ice Cream Sandwich?

Por padrão, o Xperia S vem com o Android 2.3 instalado. Felizmente ele é atualizável para a versão 4.0. Claro que atualizamos o aparelho sem pensar duas vezes. O update pode ser realizado apenas através do computador, mas a instalação ocorre sem quaisquer problemas.

O aparelho traz as novas funcionalidades do sistema, mas isso não significa perfeição em design e apps. A Sony trabalhou no Ice Cream Sandwich para deixá-lo com sua interface exclusiva, mas o resultado não ficou muito bom! O Android 4.0 do Xperia S não parece o mesmo Ice Cream Sandwich que testamos em outros aparelhos.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Ele tem a interface muito parecida com a da versão 2.3. Os apps da Sony são os mesmos que vêm instalados em outros dispositivos da fabricante, o que deixa o sistema bem entulhado. Não realizamos uma prova com câmera super slow-motion, mas é notável que a velocidade do sistema parece ser inferior à do Ice Cream Sandwich original.

Tela e câmera

Há alguns aspectos deste aparelho que são um pouco controversos. O primeiro deles é o display. Apesar de oferecer alta qualidade, a tela não nos impressionou por não trazer altos níveis de contraste. Basicamente, parece que a tela tem muito brilho, o que deixa o preto cinza e as cores menos vibrantes. Parece que as AMOLEDs da Samsung superam a tela do Xperia S.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outro detalhe é a qualidade da câmera. Ainda que a captura seja satisfatória, a lente apresenta alto nível de ruído, ou seja, a fotografia fica granulada. Isso aconteceu tanto em ambientes com baixo nível de luminosidade quanto em cenários bem iluminados. Além disso, a câmera do Xperia S não consegue estabilizar o foco com muita rapidez; às vezes, é possível notar um rastro de atraso na tela.

Vale a pena

O Xperia S foi aprovado pelo Tecmundo! Em nossa análise, concluímos que vale a pena optar por um Xperia S, visto que ele oferece tela de alta qualidade, bom desempenho e uma câmera acima da média.

Apesar de não acompanhar o ritmo do Galaxy S3, o dispositivo pode oferecer uma boa experiência com o Android. Os pequenos inconvenientes constatados não chegam a fazer este aparelho ser inferior aos concorrentes. No geral, ele compete quase que em igualdade com o Galaxy X.

Fabricado pela Foxconn Brasil, o Xperia S custa aproximadamente 1,6 mil reais, preço aceitável para os recursos oferecidos. A escolha de um smartphone vai depender de suas necessidades, portanto recomendamos que você investigue nossas análises antes de comprar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.