Como identificar problemas de interferência de sinal nas redes Wi-Fi

Imagem de: Como identificar problemas de interferência de sinal nas redes Wi-Fi

Detectando se há interferência (Fonte da imagem: iStock)

Ao contrário do que acontecia há algum tempo, atualmente as redes sem fio estão tão populares quanto as que utilizam cabos. Talvez o crescimento tenha sido largamente influenciado pelos dispositivos móveis, como smartphones, netbooks e notebooks, que estão a cada dia ocupando mais espaço na preferência das pessoas.

A facilidade do acesso à internet em qualquer lugar oferece um grande atrativo e, da mesma forma, optar por uma rede wireless em casa pode garantir mais organização e menos fios espalhados pelas estações do seu computador. O problema é que nem sempre o sinal está da maneira que nós gostaríamos, causando problemas no uso da conexão.

Um dos empecilhos que você pode ter é o de um vizinho estar com a rede no mesmo canal de frequência que a sua. Isso pode representar um problema sério, pois o roteador é como um transmissor de sinal, o qual utiliza ondas para propagar dados e conectar diversos computadores. Se outra conexão estiver ocupando o mesmo canal que o seu aparelho está usando, você terá “interferência”, deixando o seu acesso deficiente.

Hoje, vamos ensinar como você pode identificar se isso está acontecendo por meio de um serviço online chamado Simet. Essa dica foi criada pelo leitor Carlos Eduardo Silva Nunes.

Pré-requisitos:

  • Estar conectado a uma rede Wi-Fi;
  • Acessar o serviço online Simet;

Clique para acessar o Simet

O que é o Simet

Simet é um sistema público para a medição de dados relacionados à sua conexão com a internet. O nome do programa é um acrônimo para Sistema de Medição de Tráfego de Internet, e ele é capaz de realizar análises avançadas sobre vários aspectos da conexão, oferecendo informações precisas. Além de gerar a avaliação, o Simet qualifica o serviço prestado pelo provedor de internet.

Com ele, você pode saber se a sua conexão está com níveis aceitáveis de latência e variação, bem como registrar se as velocidades de download e upload estão dentro da faixa prevista de acordo com o valor contratado.

Fazendo o teste

Logo ao acessar o serviço, você pode ver as informações básicas da sua página inicial. Para começar o teste, basta clicar no botão “Teste a velocidade da sua conexão”.

Iniciar o teste (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, o programa começa a executar as verificações, que são quatro no total : tempo de latência, Jitter, TCP e UDP. Elas acontecem em sequência, uma após a outra, e depois de alguns momentos você recebe os resultados na forma de gráficos. Além de exibir os dados em números, ele também indica um “grau” de qualidade (como “Bom” e “Ruim”).

Para dar sequência ao teste de Wi-Fi, não é necessário aguardar as primeiras análises, mas você pode optar por esperar o término dessa etapa. Ainda assim, para iniciar a verificação de interferência, clique no botão “Testar WiFi”.

Iniciando o teste de Wi-Fi (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Observe que, após alguns instantes, um gráfico é montado na tela. Ele exibe a rede na qual você está conectado como uma barra na cor verde, redes próximas em azul e as que estão apresentando interferência (caso haja alguma) em vermelho.

Observando o canal de frequência das conexões Wi-Fi (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para obter informações detalhadas sobre cada uma das conexões representadas no gráfico, basta passar o mouse sobre ela.

Observando detalhes (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma rede apresenta interferência com relação a outra quando o sinal delas se encontra no mesmo canal de frequência, como é o caso daquelas representadas abaixo:

Redes no mesmo canal (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como eu resolvo isso?

Após fazer o teste, se você identificou o problema de interferência na sua casa, a melhor solução é mudar o canal do Wi-Fi do seu roteador. Para saber como fazer essa alteração, você pode consultar este artigo completo e com várias alternativas de solução preparado pelo Tecmundo especialmente para você.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.