Espécie inédita de inseto é identificada graças ao Flickr

Imagem de: Espécie inédita de inseto é identificada graças ao Flickr

(Fonte da imagem: Reprodução/Guek Hong Ping)

De acordo com uma notícia publicada pelo site npr, uma nova espécie de inseto foi identificada através do site de compartilhamento de fotografias Flickr. Segundo a publicação, o entomologista Shaun Winterton descobriu — totalmente por acaso — o espécime entre as imagens registradas pelo fotógrafo Guek Hong Ping, feitas na Malásia no ano passado.

O inseto das imagens, da ordem neuroptera, apresenta uma pequena área das asas com marcas e linhas nas cores preta e azul, algo que nunca havia sido observado anteriormente. O entomologista decidiu entrar em contato com o fotógrafo, descobrindo, para o seu enorme desapontamento, que o Guek não sabia nada sobre a espécie, havendo apenas capturado as imagens e liberado o “modelo” logo depois.

Flickr e cybertaxonomia

Contudo, um ano depois de registrar as imagens, o fotógrafo retornou à mesma área, capturando um espécime para o entomologista. O inseto foi, então, enviado a um especialista do Museu de História Natural de Londres, Steve Brooks, que confirmou que se tratava de uma espécie inédita, sendo batizada como Semachrysa jade, em homenagem à filha de Winterton.

O estudo sobre a nova espécie foi publicado pelo periódico ZooKeys, conferindo o crédito da descoberta aos três envolvidos — o fotógrafo e os dois entomologistas —, assim como à cybertaxonomia e à base de dados de imagens online.

Fontes: npr, ZooKeys e Flickr

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.