NINA: o mais novo concorrente da Siri

Imagem de: NINA: o mais novo concorrente da Siri

Não é apenas a Apple que conta com um sistema de reconhecimento de voz capaz de identificar até mesmo os comandos mais complexos. A Nuance (uma empresa especializada em tecnologias de reconhecimento de voz) acaba de anunciar o lançamento do kit de desenvolvimento NINA (Nuance Interactive Natural Assistant), que promete resultados impressionantes e muitas possibilidades para o futuro.

Como pode ser visto no vídeo de apresentação do novo sistema, uma série de aplicativos deve ser compatível com ele. Em um primeiro momento, desenvolvedores de apps para iOS e Android poderão ter acesso ao NINA. Ainda não há informações sobre a chegada do novo recurso da Nuance ao Windows Phone ou ao Symbian.

Vale ressaltar que não se trata de um software comum, mas de um kit de desenvolvimento para outros softwares. Com ele, os desenvolvedores poderão criar mecanismos para que seus apps sejam controlados por voz, independente de qual seja a função do aplicativo. Na demonstração do NINA, é possível observar a sua utilização para a verificação e pagamento de contas, além de uma complexa análise de orçamento pessoal.

O nome NINA (Nuance Interactive Natural Assistant) sugere que a navegação conseguida será muito natural. O grande desafio é, nesse caso, deixar o assistente pessoal menos travado do que os atuais aplicativos, fazendo com que uma fluidez maior seja atingida. O funcionamento do NINA é igual ao da Siri, rodando diretamente das nuvens.

Fonte: The Verge e Mac Magazine

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.