Faça um tour pelo site que inaugurou a internet como a conhecemos

Imagem de: Faça um tour pelo site que inaugurou a internet como a conhecemos

(Fonte da imagem: Reprodução/W3.org)

Embora a internet já exista desde a década de 1960, a rede como a conhecemos (em sua forma world wide web) só tomou forma na década de 90. Graças ao CERN, você pode conferir em toda a sua integridade a página responsável por inaugurar o sistema que utilizamos atualmente.

O primeiro site da rede mundial de computadores foi criado em 1991 por Tim Berners-Lee usando um computador da NeXT, empresa em que Steve Jobs trabalhava na época. O endereço, que possui um layout bastante simples, era inteiramente dedicado a explicar o que era a “World Wide Web” — “uma iniciativa de recuperação de informações de hipermídia em grande escala que tem o objetivo de garantir o acesso universal a uma grande quantidade de documentos”.

Máquina usada para criar a primeira página da internet (Fonte da imagem: Reprodução/CERN)

Segundo o CERN, a versão do site disponível atualmente não se trata de seu modelo inicial, mas sim uma cópia de como ele era em 1992. “Infelizmente, não existem capturas de tela da página inicial. Ainda assim, embora o endereço não tenha recursos modernos, como imagens, é uma bela lembrança do quanto a rede cresceu em um tempo relativamente curto e um grande exemplo da preservação na era digital”, informa a instituição.

Fonte: CERN

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.