No futuro, spray médico poderá corrigir falhas cardíacas

Imagem de: No futuro, spray médico poderá corrigir falhas cardíacas

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Uma nova tecnologia está sendo testada por pesquisadores da Fundação Britânica do Coração. Eles criaram um spray bioelétrico composto por células cardíacas que são capazes de “consertar” os sinais vitais do coração após algum ataque ou falha. Para a aplicação das células, uma agulha condutiva é utilizada e permite que uma carga de até 30 mil volts seja aplicada ao tecido do órgão.

Devido ao campo elétrico gerado pelos 30 mil volts, as células cardíacas são transformadas em minúsculas gotículas, gerando uma espécie de spray que consegue reativar “eletricamente” os corações danificados. A principal funcionalidade encontrada até o momento é relacionada ao bombeamento de sangue – visto que com mais eletricidade ativa, maior será a atividade do coração.

Os próximos passos dos cientistas envolvem testes em animais. Somente após a análise dos resultados destes primeiros testes é que os médicos poderão experimentar a nova tecnologia em seres humanos. Ainda não há previsão de quando isso será realizado.

Fonte: Engadget e BBC News

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.