Upfront 2016-2017: como as emissoras podem mudar suas grades de programação (prévia)

  • Por Guilherme Haas em 15/05/2016 - 12:30

Nesta semana, entre os dias 16 e 20 de maio, as emissoras americanas realizam o Upfront, evento no qual apresentam seus planos de programação para a próxima temporada televisiva.

A cada dia, uma emissora diferente revela suas novas séries, confirma os programas que foram cancelados ou renovados, e divulga a grade de programação para a fall season (que começa a partir de metade de setembro na TV americana).

Nos últimos dias, as principais redes já anunciaram algumas das novas séries aprovadas, além de terem decidido o futuro de grande parte dos programas veteranos.

Com base nesses anúncios, imaginamos como cada emissora pode modificar suas grades de programação para a temporada 2016 – 2017. Essa prévia é apenas uma impressão sobre as novas séries encomendadas, sobre as que estão chamando a atenção da mídia, as que podem ser grandes apostas e ganhar destaque na grade dos canais.

Confira nossas considerações sobre a situação de cada canal e acompanhe o cronograma de apresentação de Upfront deste ano.

NBC

A emissora do pavão tem novas séries bem diversas encomendadas para a temporada 2016-2017. Há ação com a prequel do filme Busca Implacável com Taken; há uma nova spin-off de Chicago Fire e Chicago PD com o drama de tribunal Chicago Justice; há o sobrenatural com Midnight, Texas; viagem no tempo com a aventura Timeless; além de várias e promissoras comédias.

O canal não deve mexer na grade de alguns programas consolidados, como o reality The Voice abrindo as noites de segunda e terça, nem deve tirar Blindspot e Chicago FIre de seus horários. Os problemas da emissora estão nas quartas e quintas.

Com o cancelamento de The Mysteries of Laura, a NBC precisa programar uma série para abrir as noites de quarta. Chicago Justice para ser uma opção para fazer companhia a Law & Order: SVU e Chicago PD, que foram renovadas e devem permanecer nesse dia da semana.

O que seria interessante acontecer, no entanto, é a NBC trazer de volta seu bloco de comédias nas quintas-feiras, depois de extingui-las em favor de Heroes: Reborn no ano passado. Há boas opções com Great News, Powerless, Trial & Error e The Good Place para abrir a noite. Outra possibilidade é apostar em Timeless, ficção científica sobre viagem no tempo.

The Blacklist pode dar sequência na grade de quinta-feira. O horário das dez da noite, porém, deve ser aprimorado depois dos resultados ruins de The Player e Game of Silence (com Shades of Blue, renovada, na mid-season). Este seria um bom lugar para colocar uma grande aposta como Taken ou The Blacklist: Redemption.

Na sexta, a veterana Grimm terá menos episódios nesta temporada, e pode ficar para a mid-season. Midnight, Texas pode ser uma boa substituta na grade, mesmo que isso signifique um dia menos privilegiado como sexta-feira. O canal tem ainda Emerald City, versão moderna de O Mágico de Oz, que não nos parece tão promissora considerando o quanto esse programa já foi adiado pela emissora.

[Atualização: veja aqui o resultado oficial da grade da NBC para a fall season 2016!]

Fox

Entre as emissoras da TV aberta dos Estados Unidos, a Fox é que está em uma situação pior, depois de uma temporada muito ruim neste último ano. Apesar do grande sucesso de Empire e dos bons números de Gotham, o canal teve diversos fracassos na temporada passada, como Minority Report e Second Chance.

Para solucionar esses problemas, a Fox anunciou diversos programas com grande potencial, como 24: Legacy, derivada de 24 Horas, além de adaptações para a TV de O Exorcista e Máquina Mortífera.

Uma possibilidade para a emissora é aproveitar os programas veteranos de sucesso para chamar espectadores para as novas séries. Gotham pode ficar nas segundas-feiras ao lado de uma estreante, como 24: Legacy ou O Exorcista, ou manter a parceria com Lucifer.

Nas terças, a emissora pode manter seu bloco de comédias com New Girl e Brooklyn Nine-Nine, e expandir com as novatas e promissoras Making History e The Mick. Outra opção seria mesclar essas comédias com as animações de domingo, ao lado de Family Guy, The Simpsons e a nova Son of Zorn; e deixar as terças para Scream Queens e outra novata, como O Exorcista ou Star.

A Fox poderia arriscar e mudar o dia de Empire para quinta-feira, que é o mais concorrido da TV americana, batendo de frente com as séries de maior audiência dos outros canais. A novata Máquina Mortífera poderia ser uma boa opção para fazer companhia com Rosewood nas quartas, ou com a última temporada de Bones ou mesmo 24: Legacy nas quintas.

Sleepy Hollow deve continuar nas sextas, já que sua baixa audiência não justificaria uma mudança de dia. Junto com ela, a Fox poderia programar outra série de audiência modesta, como Rosewood, ou lançar a nova Pitch, que não parece tão forte quanto as outras estreantes.

[Atualização: veja aqui o resultado oficial da grade da Fox para a fall season 2016!]

ABC

Upfront: 17 de maio, 16hs. (horário da costa leste – EUA)

A emissora do alfabeto tem parte de sua grade de programação bem consolidada. Seus buracos estão nas faixas das dez da noite, seguindo o cancelamento de Castle e Nashville, e o fracasso do horário nas terças nessa última temporada.

Para preencher esses espaços, a ABC tem grandes apostas com os dramas Designated Survivor, com Kiefer Sutherland; Conviction, com Hayley Atwell; e Time After Time, com Josh Bowman.

Designated Survivor parece uma ótima opção para as noites de segunda, seguindo os realities Dancing with the Stars e The Bachelor.

A ABC poderia tentar arrumar a grade de terça, que não tem se saído tão bem quanto o esperado. Uma opção é seguir com as comédias Fresh Off the Boat e The Real O’Neals, além de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., e talvez agendar Conviction para às dez ou trazer Quantico para este dia da semana.

Outra solução poderia ser expandir o bloco de comédias com as novatas Downward Dog, Imaginary Mary ou Speechless, e jogar S.H.I.E.L.D. para às dez horas da noite. Uma coisa é certa: é preciso mudar a grade de terça-feira.

As quartas, no entanto, não devem ser modificadas, já que o bloco de comédias formado por The Middle, The Goldbergs, Modern Family e Black-ish tem se saindo muito bem. Na faixa das dez, substituindo Nashville, a ABC poderia programar uma série novata, como Conviction ou Notorious.

A Shondaland deve continuar fazer sucesso nas quintas com Grey’s Anatomy, Scandal (que deve ficar para a midseason e terá menos episódios na próxima temporada), The Catch e How to Get Away with Murder. Alguma série novata pode aparecer na grade de quinta na fall season para atrair os espectadores que sintonizam os programas de Shonda.

A sexta não deve ser modificada, já que Dr. Ken e Last Man Standing foram renovadas. No domingo, porém, a ABC precisa solucionar o horário das nove da noite, após Once Upon a Time, já que Blood & Oil e The Family fracassaram nessa última temporada (e prejudicou Quantico, exibido às dez).

Uma boa opção da emissora é o drama Star-Crossed, da Shondaland, que imagina a continuidade da história de Romeu & Julieta após a morte dos jovens amantes. Se Quantico acabar indo para outro dia da semana, a vaga das dez da noite parece o lugar ideal para a novata Time After Time, com Josh Bowman (de Revenge) voltando à grade do canal.

CBS

Upfront: 18 de maio, 16hs. (horário da costa leste – EUA)

Até este domingo, dia 15 de maio, a CBS ainda não havia decidido se irá renovar ou não as séries Code Black, The Odd Couple, Limitless, Criminal Minds: Beyond Borders e Rush Hour, o que torna mais difícil imaginar o que a emissora pode fazer na próxima temporada televisiva.

Há, porém, algumas vagas abertas na grade do canal devido ao cancelamento/finalização de programas como The Good Wife, CSI: Cyber, Mike & Molly e Person of Interest, além do fato de Supergirl ter ido para a CW.

A rede aposta em novas séries baseadas em nomes conhecidos do público, como o reboot de MacGyver e a adaptação do filme Dia de Treinamento, que podem muito bem fazer companhia com Scorpion e NCIS: Los Angeles nas segundas; ou com NCIS e NCIS: New Orleans nas terças.

O drama médico Pure Genius traz semelhanças com Scorpion, mas poderia fazer parte da grade de quarta, junto com a novata Bull (que conta a história de origem do Dr. Phil), ao lado da veterana Criminal Minds.

A emissora tem ainda diversas novas comédias encomendadas, claramente à procura de uma substituta para The Big Bang Theory, que vai para sua décima temporada e começou a perder espectadores nesse último ano.

Para encontrar esse próximo grande sucesso, a CBS aposta em nomes como Matt LeBlanc em Man with a Plan; Joel McHale em The Great Indoors; e Kevin James em Kevin Can Wait – programas que devem ser agendados nas noites de quinta, contando com The Big Bang Theory como lead-in.

A CBS pode ainda restaurar seu bloco de comédias nas segundas-feiras, usando as veteranas Mom, 2 Broke Girls e Life in Pieces para lançar uma dessas novas séries. Nas sextas, Hawaii Five-0 e Blue Bloods estão mais do que consolidadas e não devem ser modificadas.

Já nos domingos, a CBS deve voltar a contar com Madam Secretary e, possivelmente, com Elementary (retornando ao horário no qual era exibido no começo da temporada passada). A outra vaga da noite pode ir para Doubt, com Katherine Heigl, que parece ser uma boa companhia para essas séries.

CW

Upfront: 19 de maio, 11hs. (horário da costa leste – EUA)

A CW é a emissora que terá mais problemas para programar a temporada 2016-2017 – mas devido à superlotação! O canal renovou praticamente todos os seus programas, deu o sinal verde para três novas séries, e ainda “ganhou” Supergirl da CBS.

A mudança mais esperada é na noite de segunda-feira, em que Jane the Virgin e Crazy Ex-Girlfriend vêm desempenhando números baixos/modestos de audiência.

A aposta mais segura é que a CW vai agendar Supergirl para este dia da semana, mantendo o horário que a heroína tinha na CBS. Jane the Virgin e Crazy Ex-Girlfriend, enquanto isso, podem dividir a vaga das nove da noite, com uma delas ficando para a midseason (e quem sabe com um número reduzido de episódios).

Como não há espaços na grade do canal, temos que supor que alguns programas serão deixados para a midseason. iZombie pode dar espaço para o lançamento de uma nova série no horário após The Flash – talvez Riverdale!

A emissora não deve mexer com a grade de quarta, com Arrow e Supernatural fazendo muito sucesso neste dia da semana. Já nas quartas, Legends of Tomorrow e/ou The 100 podem ficar para a midseason para dar lugar para o lançamento de Frequency e/ou No Tomorrow.

O canal deve manter ainda as veteranas The Vampire Diaries e The Originals nas sextas, especialmente considerando que as audiências desses programas vêm decaindo.

Fique ligado aqui no Minha Série e acompanhe todas as novidades dos Upfronts 2016!

Comentários ( )