Nexus 7: como reiniciar o aparelho

Imagem de: Nexus 7: como reiniciar o aparelho

Apesar de todo o empenho por parte das desenvolvedoras para manter os sistemas operacionais estáveis o tempo todo, ainda é comum ver tablets Android ou iOS travando. Isso não é exceção nem mesmo para o atual aparelho favorito da Google, o Nexus 7 Tablet.

(Fonte da imagem: Divulgação Asus)

Se você tem um, continue ligado neste pequeno guia e aprenda a reiniciá-lo em casos nos quais o aparelho deixar de responder ou mesmo quando ele não puder mais ser ligado normalmente.  Confira!

Reset simples

Este é o método mais comum e pode ser usado em casos nos quais o aparelho deixar de responder durante qualquer operação, sem risco de perda de dados. Para isso, tudo o que você precisa fazer é segurar o botão de liga/desliga por alguns segundos. Na maioria dos casos, o tablet vai desligar e religar normalmente.

Reset por hardware

Se mesmo depois de reiniciar o aparelho o sistema operacional estiver falhando na hora de carregar, você ainda pode tentar uma solução mais incisiva: o reset via hardware. Para isso, aperte os dois botões de volume e o botão de power ao mesmo tempo e mantenha-os pressionados por alguns segundos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma tela preta vai aparecer com um menu do modo de recuperação. Use os botões de volume para navegar entre as opções e o botão de power para entrar em uma delas. Como primeiro recurso, você pode tentar executar a função “Restart bootloader” para reiniciar o aparelho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Se isso não for suficiente e o sistema operacional continuar instável, ainda existe a opção de resetar o aparelho ao estado de fábrica. Isso significa que todos os dados serão perdidos, por isso, certifique-se de que está certo que precisa mesmo usar essa medida e de que todos os dados importantes estão salvos em outro lugar.

Para executá-la, tudo o que você precisa fazer é acessar novamente o menu do modo de recuperação e selecionar a opção “factory reset”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma confirmação será necessária antes de prosseguir. Selecione a opção “Yes – erase all user data”, e o aparelho vai iniciar o processo de recuperação – que pode levar alguns minutos.

Reset via menu

Também existe a opção de realizar um reinicialização de fábrica de maneira mais formal, sem a necessidade de se acessar o menu de recuperação. Este recurso é especialmente útil em casos nos quais você queira passar o aparelho para outra pessoa e gostaria de deixá-lo da maneira que ele estava quando veio da fábrica.

Para executar essa ação, entre no menu de Configurações (ou Settings) do gadget.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois, selecione a opção “Backup & Reset”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech Recipes)

Uma confirmação será solicitada antes de a execução começar. Caso uma senha de segurança esteja habilitada, será necessário que você a confirme antes de prosseguir.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech Recipes)

Pronto! Isso vai fazer com que o aparelho volte ao estado inicial. Lembre-se de que essa ação faz com que todos os dados sejam perdidos, mas você vai poder reaver todos os seus aplicativos novamente através da loja do Google Play.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.