Aplicativo para smartphones ajuda policiais dos EUA em situações de emergência

Imagem de: Aplicativo para smartphones ajuda policiais dos EUA em situações de emergência

(Fonte da imagem: Reprodução/Charlotte Observer)

Um aplicativo para smartphones pode ajudar a polícia norte-americana a navegar mais facilmente por ambientes fechados e a lidar de forma mais eficiente com situações de emergência. Um novo sistema conhecido como Effective Emergency Response Communication (EERC) fornece mapas tridimensionais com vários detalhes de uma localização, o que permite a um centro de comando coordenar o posicionamento de cada agente da lei através de sinais Wi-Fi.

Entre as possibilidades oferecidas pelo software está uma diminuição no tempo que a ajuda médica leva para chegar a um local em que há feridos. Além disso, é possível coordenar a movimentação de policiais de forma a evitar que um suspeito surpreenda seus perseguidores ou fuja de uma localização.

Ferramenta antiterrorismo

Segundo Bill Ribarnsky, codesenvolvedor do aplicativo, a tecnologia empregada em sua criação foi inspirada em técnicas de colonoscopia. O programa conta com o financiamento do Instituto Nacional de Justiça e do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, que pretendem utilizá-lo para identificar e prevenir possíveis atentados terroristas.

A versão completa do software deve ser disponibilizada para o governo federal norte-americano, que poderá empregá-lo no treinamento de novos policias ou vendê-lo para instituições de pesquisa. Atualmente, o maior obstáculo enfrentado por aqueles que testaram o aplicativo está relacionado a problemas de conexão: em muitos momentos, os iPod Touchs utilizados não foram capazes de detectar corretamente os pontos Wi-Fi disponíveis no ambiente.

Fonte: Charlotte Observer

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.