Windows 8: como desabilitar o Controle de contas de usuários (UAC)

Imagem de: Windows 8: como desabilitar o Controle de contas de usuários (UAC)

Não se incomode mais com o UAC (Fonte da imagem: iStock)

O Controle de contas de usuário (ou UAC, do inglês User Account Control) é um sistema de segurança que foi integrado ao Windows desde a versão Vista. O principal objetivo dessa ferramenta era proteger pessoas que não possuem muito conhecimento de programas maliciosos, impedindo que várias alterações fossem feitas no computador.

Ele costuma ser ativado sempre que alguém tenta instalar ou desinstalar um aplicativo de terceiros no computador. Além disso, o UAC também é acionado todas as vezes que alguma alteração é feita nas configurações (que afetam a todas as contas presentes na máquina). Embora em alguns casos esse controle possa ser útil, ele é considerado uma função desnecessária (ou até mesmo irritante) para muitos.

Isso ocorre especialmente quando a pessoa utiliza o computador sozinha e possui o controle desse tipo de ação na máquina. Se você também não gosta de precisar confirmar as permissões para cada modificação, aprenda como desabilitar o UAC por meio do tutorial abaixo.

Desativando o UAC

Para começar, vamos abrir a tela das configurações do Controle de contas de usuários. Para isso, utilize o atalho de teclado “Tecla do Windows + W”. Então, no campo de busca, digite “UAC” (sem as aspas). Veja que, no painel à esquerda, é exibida uma opção chamada “Alterar Configurações de Controle de Conta de Usuário” e você deve clicar nela.

Abrindo as configurações de UAC (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Uma nova janela é aberta. Observe que, nela, há uma barra de rolagem, responsável pelo nível de segurança adotado para o Controle de contas de usuários. Como padrão, ele costuma estar posicionado no segundo ponto (de cima para baixo). Para desabilitar completamente o UAC, tudo o que você precisa fazer é mover o ponteiro até a última casa.

Desativando o UAC (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em seguida, clique em “OK” para confirmar a alteração. A partir desse momento, você não receberá mais mensagens solicitando autorizações do sistema de Controle de contas de usuários do Windows. Posteriormente, se você quiser reverter o processo, basta reposicionar a marcação da barra de rolagem para o segundo nível, como ela se encontrava inicialmente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.