10 programas e apps para organizar suas finanças pessoais

Imagem de: 10 programas e apps para organizar suas finanças pessoais

Boa parte das pessoas sofre de uma mal que faz com que elas gastem todo o dinheiro que deveriam usar em um mês em apenas uma semana. Algumas conseguem ser “curadas” através de algumas práticas de repressão ao desejo de consumo, mas isso não funciona para todos.

Se você se encaixa nesse grupo de gastadores compulsivos e já “tentou” economizar para não ficar sem grana na metade do mês, confira a nossa seleção de aplicativos e programas mais úteis para manter o seu dinheiro na conta bancária por mais tempo.

Windows

FinanceDesktop

Esta ferramenta está na nossa lista pelo sucesso que faz no Baixaki e, claro, pela imensa quantidade de funções disponíveis e gratuitas. Com ela, você pode conferir as principais atualizações da sua conta bancária, fazer um plano orçamentário, investimentos e ficar de olho no seu “fluxo de caixa”.

Fora isso, o software mostra que a segurança de dados como os financeiros é essencial. Desse modo, para usar a ferramenta, você precisa realizar um cadastro e inserir uma chave de ativação. Além do mais, a interface do FinanceDesktop é uma das melhores entre os concorrentes, e você não deve ter dificuldades para utilizá-la.

Ganância Finanças Pessoais

Agora é a vez da "Ganância" controlar o seus gastos. Com esta aplicação, você não vai se perguntar para onde foi o seu dinheiro no fim do mês. O software pode registrar todos os tipos de gastos e receitas que movimentaram a sua carteira e ainda mostra a situação dos seus bens.

Além do mais, você também consegue planejar o seu orçamento e conferir tudo o que deverá ser pago ou recebido nos próximos dias. Dessa forma, não há como se esquecer de pagar a conta de luz e nem de cobrar o dinheiro emprestado para o cunhado.

Hábil

Se você não tem habilidade suficiente para manter a conta bancária no “azul”, peça ajuda para quem sabe o que está fazendo. O Hábil figura entre os aplicativos mais utilizados para o controle financeiro e é um dos preferidos dos leitores do Baixaki.

Se você não quer lidar com softwares complexos e deseja apenas controlar os seus gastos mais simples, faça um teste com esta ferramenta e fique por dentro de todas as suas movimentações financeiras.

Android

Finanças Pessoais

Quer controlar os gastos, mas não tem paciência para atualizar os dados em ferramentas no PC? Que tal fazer isso no smartphone? Com o Finanças Pessoais, você pode registrar todos os seus gastos diários, contas a pagar e vários outros itens diretamente no seu Android. Desse modo, é possível fazer os registros na hora em que você realmente realiza as transações, evitando se esquecer de algum item importante.

Depois de fazer os registros, você pode acompanhar tudo em forma de gráficos e descobrir qual é o maior “vazamento” da sua conta bancária. O aplicativo ganha o seu lugar na lista pela simplicidade do seu funcionamento e por ter uma interface completamente em português.

Controle Financeiro

Para não perder o controle dos seus gastos, gerencie as suas finanças com o Controle Financeiro. A ferramenta possui uma interface bastante intuitiva e é capaz de apresentar resumos de tudo o que você registrou no banco de dados. É possível visualizar os gastos utilizando filtros e classificando tudo em categorias. Com isso, você pode decidir em que contas economizar e assim continuar no azul.

Além disso, você consegue criar “contas” para separar os gastos da sua pequena empresa e da sua movimentação pessoal.

FinançasBR – Cofrinho

Como o nome do app sugere, você vai aprender a manter o seu dinheiro no cofrinho. Este item faz parte da nossa lista por ser simples e útil. Com o FinançasBR, você cadastra todas as transações realizadas e especifica a forma de pagamento. No fim do mês, será possível saber exatamente o que foi gasto e como foi gasto.

Desse modo, você vai perceber qual tipo de despesa irrelevante está fazendo a diferença na sua conta bancária. Além disso, o app mostra os resultados e resumos através de gráficos simplificados e descreve as informações mais relevantes para você ficar por dentro da sua movimentação financeira.

MoneyWise

MoneyWise só não é mais completo porque ainda não foi traduzido para a língua portuguesa. O app é uma ferramenta cheia de funções que ajudam você a gastar melhor o seu dinheiro. Ele mostra gráficos, é protegido por senha, cria vários orçamentos e pode exibir resumos diários, semanais e mensais da sua vida financeira.

Fora isso, você também pode exportar todos os seus registros para uma planilha do Excel e fazer um backup de todos os dados no seu cartão SD. No mais, se você tem alguma forma peculiar de gastar o seu dinheiro, o app permite renomear as categorias para organizar tudo da melhor maneira. Com isso, é possível ter resumos filtrados e ver o quanto cada tipo de despesa consumiu do seu salário. Tendo isso em vista, fechamos o pacote do Android com uma ferramenta supercompleta.

iOS

iContas

Transforme o seu iPhone num verdadeiro gerente financeiro. O iContas permite agendar a data de cada gasto previsto, dos seus dias de pagamento e ainda aceita várias fontes de renda diferentes. O app é o primeiro da lista do iOS por não deixar você esquecer a data de pagar uma conta ou de receber uma boa grana.

Além disso, ele também permite repetir nos próximos meses os valores de pagamentos realizados periodicamente. Sendo assim, se você fez um empréstimo, é possível cadastrar todas as parcelas de uma só vez no sistema.

Balance

Não gaste mais do que o necessário durante o mês. Faça o controle dos seus gastos com o Balance e depois exporte os dados para o computador. Este aplicativo, além de permitir descrever vários detalhes de cada transação, faz parte do nosso elenco por ser quase um “bloco de notas financeiro”.

Com a função de exportar os dados, você pode manter uma planilha detalhada no computador e atualizá-la com as informações anotadas no Balance. Além do mais, a ferramenta é extremamente simplista e usa uma senha para acessar o seu banco de dados. Sendo assim, se você for roubado, ninguém vai bisbilhotar a sua vida financeira.

FinanceMobile

Se você tem um limite de gastos mensais e quer saber quando vai atingi-lo, instale o FinanceMobilie no seu iOS. Com ele, você consegue contar cada real gasto e saber o quanto ainda pode esbanjar até o fim do mês.

A ferramenta também permite classificar cada transação feita, e você ainda pode registrar gastos periódicos, como a mensalidade da sua universidade/escola, de veículos e outros. Sendo assim, o app é um de nossos recomendados por ter uma abordagem de despesas diferente, fixando um limite independente da sua receita mensal.

---

Se você conhece algum app ou programa para gerenciar a vida financeira de uma pessoa que não esteja em nossa seleção, compartilhe suas sugestões conosco nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.