Cientistas criam revestimento que se reconstitui e pode ser o futuro das telas antirrisco

Imagem de: Cientistas criam revestimento que se reconstitui e pode ser o futuro das telas antirrisco

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Pesquisadores holandeses da Universidade de Tecnologia de Eindhoven criaram um plástico protetor antiaderente que é capaz de se reconstituir quando arranhado. A nova tecnologia poderia ser usada para revestir a tela de aparelhos eletrônicos, o que significa que os displays poderiam eliminar riscos sem que você faça qualquer esforço.

De acordo com o site ExtremeTech, desde que esse plástico não seja completamente perfurado ou rasgado, ele pode se reconstituir indefinidamente. O revestimento inovador é composto por três camadas: uma camada superior que repele a água, uma intermediária formada por polímeros e uma inferior que funciona como um reservatório do ingrediente químico e ativo de revestimento – o qual não foi revelado na publicação.

Quando a camada superior é arranhada, o ingrediente ativo ultrapassa a segunda camada por meio dos canais deixados pelos polímeros e atinge o nível danificado, recompondo a sua constituição original.

Por suas propriedades de reconstituição e impermeabilidade, essa tecnologia poderá ser empregada em uma grande diversidade de objetos. Além de proteger as telas de eletrônicos, o revestimento pode ser aplicado em automóveis, aviões, navios, frigideiras e até lentes de contato. Você pode acessar o documento do estudo (em inglês) clicando aqui.

Fonte: ExtremeTech

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.