O que é DC Offset?

Imagem de: O que é DC Offset?

Para quem trabalha com música, criar uma faixa com qualidade de áudio excelente é sempre muito bom. Entretanto, uma canção passa por muitos processos e instrumentos até atingir seu estágio final. Durante essas etapas, pode ser que algum componente adicione sinais de áudio indesejados que interferem no resultado. Isso pode ser o DC Offset.

Geralmente, esse efeito é caracterizado por um sinal contínuo e de baixa frequência, o que torna sua presença quase imperceptível. No exemplo abaixo, é possível ver como ele é identificado:

Identificando a presença do DC Offset (Fonte da imagem: Reprodução/DJ Lex)

Nesse caso, a linha vermelha representa o DC Offset, indicando a proporção de deslocamento em relação à linha amarela, que seria a posição correta da linha-base da onda sonora. Um áudio processado que tenha DC Offset não estará em sua potência total, ou seja, não atingirá seu volume máximo. Além disso, caso um som com esse problema seja mixado a outro que não possua essa mesma característica, o produto final estará prejudicado.

Como ele acontece?

O DC Offset pode ser causado por algum equipamento durante a captação do som, seja por meio de cabos de má qualidade ou que estavam misturados a fios elétricos ou mesmo por equipamentos com falhas. Entretanto, sua principal causa é o momento da conversão “AD”, ou seja, quando o sinal passa de seu estado analógico para o digital.

Momento exato do deslocamento da onda de áudio (Fonte da imagem: Reprodução/DJ Lex)

Resumidamente, o DC Offset seria uma espécie de resíduo resultante do processo pelo qual a música passou. Por exemplo, numa gravação de guitarra, o som é recolhido através do captador do instrumento, que transforma a vibração das cordas em impulsos elétricos. O sinal viaja por um cabo até um “case” com vários pedais ativos e por mais equipamentos até alcançar a mesa de som, que também transfere o conteúdo através de mais cabos até a saída de áudio.

A solução

A forma mais fácil de verificar e remover o DC Offset é utilizar a função “Remove DC Offset”, que pode ser encontrada na maioria dos editores de áudio digital. Com isso, o resíduo é eliminado e a onda de som é centralizada, fazendo com que a faixa atinja seu volume máximo.

Fontes: DJ Lex, Backstage

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.