Android: como baixar e gerenciar podcasts

Imagem de: Android: como baixar e gerenciar podcasts

Os podcasts estão presentes na rede mundial de computadores há algum tempo, mas foi com surgimento dos MP3 portáteis que o formato ganhou popularidade. A ideia desse tipo de trabalho é que o locutor (ou locutores) expor suas ideias a respeito de um determinado assunto, que pode ir de games a filmes e seriados televisivos.

Existem alguns podcasts que são criados com o intuito de ensinar ou esclarecer algumas questões, como acontece com muitos programas de áudio sobre astronomia e ciência. Além de utilizar o navegador, você também pode aproveitar os celular, iPods e outros dispositivos portáteis para ouvir aos episódios enquanto está no transporte coletivo, por exemplo.

Não é difícil encontrar aplicações para os portáteis que deem uma mão na hora de baixar, gerenciar e ouvir aos programas de áudio. O Tecmundo selecionou dois dos principais apps do Android que são voltados para podcasts e ensina todos os macetes para você aproveitar bem os recursos oferecidos. Confira!

Os eleitos

  • BeyondPod

BeyondPod Podcast  Manager

  • Listen

Listen

Como utilizá-los

BeyondPod

O BeyondPod é uma das ferramentas mais completas para o Android quando o assunto é podcast. O app possui total integração com o Google Reader, o que torna o gerenciamento dos feeds ainda mais simples.

Na tela principal do aplicativo você pode acessar o conteúdo baixado para o seu aparelho ou se inscrever em um novo canal. Para isso, basta clicar sobre o botão “Add Feed”, presente no canto inferior direito da tela. É possível utilizar a URL do site desejado ou buscar por podcast sobre determinado assunto na biblioteca do próprio BeyondPod.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O legal do app é que ele permite que você organize as inscrições de acordo com o assunto abordado. Na parte superior esquerda da interface é possível acessar todas as categorias-padrão do BeyondPod e gerenciá-las, criando novos termos ou apagando os existentes.

A guia “Episodes” do aplicativo reúne todos os episódios de um determinado canal (ou categoria). Para atualizar as informações e conferir se há novos capítulos para baixar, basta clicar no botão presente no canto direito da janela.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em cada um dos episódios, é possível conferir uma série de botões, os quais permitem baixar os itens, adicionar um capítulo à lista de execução, entre outras ações. Confira na imagem abaixo todas as opções e o que cada uma delas permite fazer.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

1) Nome do canal e indicativo se o episódio está sendo executado ou não.

2) Botão para baixar o item e armazená-lo no celular, permitindo que ele seja executado mesmo quando você não está conectado à internet.

3) Remove o capítulo da lista.

4) Adiciona ou remove o item da lista de reprodução.

5) Marca o episódio como favorito.

6) Exibe as notas do capítulo, publicadas pelo criador do podcast.

O BeyondPod também permite que você compartilhe os episódios nas redes sociais ou execute o arquivo de áudio em um player externo ao app. Para visualizar tais funcionalidades, pressione e segure por alguns segundo um dos capítulos mostrados na lista. O menu de opções será exibido.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Arrastando a tela do BeyondPod da direita para a esquerda você tem acesso ao player interno, o qual conta com as funções de reprodução básicas: iniciar, parar, avançar, retroceder, anterior e próximo. Opções mais avançadas podem ser vistas pressionando o botão de configurações do próprio aparelho.

Por tempo limitado

O ponto negativo do BeyondPod é que ele pode ser utilizado gratuitamente apenas por um certo tempo. Depois de algumas semanas, o app começa a restringir o acesso a determinadas funcionalidades. Apenas comprando a chave de ativação do produto é possível ter a ferramenta funcionando novamente.

Listen

Desenvolvido pela própria Google, o Listen é uma das ferramentas mais utilizadas. Além de ser totalmente gratuito, o app é bem leve e pode instalado na maioria dos smartphones com Android.

Assim como o concorrente citado anteriormente, o Listen permite que você utilize a URL de um canal para se inscrever ou o sistema de busca do app (que não se mostrou muito amigável durante os testes).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez que a lista de episódios seja baixada, você pode escolher aqueles que deseja inserir na fila de reprodução. Na parte superior da tela do Listen, é possível visualizar a opção “Mark all...”, a qual permite marcar todos os capítulos como ouvidos de uma só vez. Assim fica bem mais fácil separar os itens baixados recentemente daqueles que já estão há algum tempo na playlist.

Ao selecionar um dos episódios, novas opções aparecem na tela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

1)      Adiciona o capítulo à lista de reprodução.

2)      Inicia a reprodução do episódio (é preciso estar conectado à internet).

3)      Retorna à lista de episódios.

4)      Encerra a inscrição no canal.

Para baixar um item e armazená-lo na memória do seu aparelho, basta pressionar o botão de configurações do seu celular e escolher a opção “Download”. O player interno do Listen é um pouco mais simples do que o do BeyondPod, mas cumpre muito bem o seu papel de controlar a reprodução dos episódios.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Um ponto negativo do Listen é que ele não permite editar muitas opções dos canais nos quais você se inscreveu. Dessa forma, não há como personalizar o nome de exibição do podcast, por exemplo. Embora não atrapalhe muito, nos casos em que apenas a URL é exibida, tal configuração faz falta.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.