Como converter PDFs para formatos compatíveis com e-books

Imagem de: Como converter PDFs para formatos compatíveis com e-books

A facilidade que os e-books trouxeram para os amantes da leitura é indiscutível, pois hoje é possível aproveitar seus livros favoritos de várias formas. Seja com seu smartphone, tablet ou computador, ler ficou ainda mais acessível. Entretanto, pode ser que você tenha muitos arquivos em PDF e gostaria de convertê-los para um formato específico que seja suportado por seu leitor digital. Siga os passos deste tutorial e descubra como é fácil fazer isso.

Pré-requisitos:

Calibre

Hora de transformar seus PDFs

Durante a instalação do programa, haverá uma etapa na qual você precisa especificar a plataforma que será utilizada para organizar e converter seus livros digitais. Neste momento, basta selecionar a fabricante e identificar o seu dispositivo entre as opções oferecidas.

Feito isso, você precisa mover para o programa os PDFs que deseja converter. Para fazer isso, clique em “Adicionar livros” e procure os arquivos necessários. Se você quiser, também é possível clicar e arrastar os itens para dentro do aplicativo.

Caso deseje adicionar informações a mais ou modificar aspectos do arquivo em PDF, selecione o item a ser alterado e clique em “Editar metadados”.

Com essa opção, você pode alterar o título do livro a ser criado, adicionar o nome do autor, trocar a capa do arquivo, inserir comentários etc. Com todas as personalizações feitas, clique em “Certo” para seguir com o procedimento.

Agora, chegou a hora de converter seus PDFs em formatos para leitura digital. Selecione o livro a ser transformado e clique em “Converter livros”.

Na janela que se abre, você pode realizar mais modificações para deixar tudo do jeitinho que deseja. Na lateral esquerda, você encontra ferramentas para mudar a aparência e o comportamento do livro, configurar páginas, adicionar sumários, modificar estruturas etc.

Entretanto, o mais importante aqui é prestar atenção nos formatos de entrada e saída do arquivo. Verifique no canto superior esquerdo o “Formato de Entrada” e faça o mesmo na área superior direita, que indica o “Formato de Saída”. Com suas preferências e modificações alteradas, clique em “Certo” para iniciar a conversão.

Assim que o processo chegar ao fim, você verá “Tarefas: 0” no campo inferior direito, o que indica que a conversão do arquivo foi feita. Depois, selecione “Clique aqui para abrir” para que a pasta na qual o seu e-book foi salvo seja aberta.

Depois, você só precisa transferir o arquivo obtido para o seu dispositivo de leitura, o que pode variar dependendo do sistema operacional e da plataforma utilizada.

Com este tutorial, esperamos ter ajudado você a dar vida nova àquela grande coleção de livros em PDF que está em seu computador, fazendo com que sua leitura seja ainda mais atrativa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.