Android: como remover spam da barra de notificação

Imagem de: Android: como remover spam da barra de notificação

Barra de notificações do Android: refúgio dos spams (Fonte da imagem: Reprodução/Pop)

A barra de notificação do Android é um excelente recurso para deixar você por dentro de diversos tipos de novidades dos seus aplicativos. Ligações perdidas, mensagens recebidas, comentários em redes sociais e solicitações são apenas alguns exemplos úteis dos tipos de notificação que você pode ver por lá.

Mas nem tudo o que aparece na barra de notificação tem utilidade. Alguns jogos e programas aproveitam o recurso para divulgar produtos, o que não é nada agradável e prático. Confira nesse tutorial como acabar com essa poluição visual no seu Android e liberar você de notificações que não fazem sentido.

1. Primeiro, é preciso instalar o aplicativo Lookout Ad Network Detector, disponível neste link.

2. Abra o aplicativo no seu smartphone e clique em “Start Scan”. O Lookout Ad Network Detector vai verificar todos os programas instalados no seu dispositivo. Esse processo não leva muito tempo e varia de acordo com o número de apps que você instalou.

3. Assim que finalizar a verificação, o programa irá exibir todas as atividades que os aplicativos realizam dentro do seu smartphone. No exemplo abaixo, você pode ver que existem três redes de anúncio na opção “Display ads in Android notification bar”, ou seja, que exibem publicidade na barra de notificação.

4. Toque na seta no canto esquerdo da opção para ver a lista com as redes de anúncio. No exemplo abaixo nós usaremos a LeadBolt.

5. A tela a seguir é dividida em três partes: ”Apps that use this network” exibe os programas que utilizam a rede de anúncio; “Behavior” explica o comportamento que os apps executam; e “Privacy” mostra quais informações a rede de anúncio está recolhendo.

6. Agora que você descobriu quais aplicativos são os responsáveis pelos anúncios irritantes em sua barra de notificação, é possível decidir quais deles você deseja manter. Para desinstalar um aplicativo, clique na ferramenta ao lado do seu nome. Você será direcionado ao menu “Informações do aplicativo”, no qual poderá deletá-lo do seu Android.

7. Repita o processo com todos os aplicativos que você não tem mais interesse em manter no seu smartphone.

Pronto, agora você terá uma barra de notificações mais livre de avisos e lembretes que não precisariam estar ali.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.