Suas fotos do Facebook serão armazenadas no gelo nórdico

Imagem de: Suas fotos do Facebook serão armazenadas no gelo nórdico

(Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian Mag)

Você já deve ter parado para pensar onde ficam armazenados os dados da maior rede social do mundo. Mais do que informações textuais, são 900 milhões de usuários em todo o mundo realizando o upload de fotografias com muita frequência. E além dos servidores que possui nos Estados Unidos, o Facebook está também construindo uma enorme estação de armazenamento na Europa: a Node Pole.

Ela está distante 96 quilômetros ao sul do Círculo Ártico da Suécia e pode chegar a ter cerca de 26 mil metros quadrados para a instalação de servidores de alto desempenho – estima-se que sejam levados algumas dezenas de milhares deles para lá. A razão para a escolha do lugar está nas condições naturais.

Com o frio constante, há muito menos chances de superaquecimento, além de um melhor aproveitamento dos recursos das máquinas utilizadas. O calor gerado pelas máquinas pode ainda ser aproveitado para aquecer os escritórios que forem instalados no mesmo local. O projeto vai custar mais de 700 milhões de dólares e ainda não possui uma data certa para ser inaugurado.

Fonte: Smithsonian Mag

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.