Pinterest: sete dicas de etiqueta para usar a rede social

Imagem de: Pinterest: sete dicas de etiqueta para usar a rede social

Regras de etiqueta do Pinterest (Fonte da imagem: Pinterest)

As redes sociais online estão mais integradas nas atividades das pessoas a cada dia. Nesse quesito, um dos maiores atrativos delas costuma ser a possibilidade de fazer upload de imagens para o compartilhamento com os amigos e outros membros do serviço. Tanto que existem algumas redes que possuem ênfase na ocupação com elementos visuais, como o Pinterest.

Para quem não está familiarizado com o serviço, trata-se de uma rede social um pouco mais visual. Nela, você pode compartilhar imagens que sejam do seu agrado com os amigos, família e outros membros do serviço. O Pinterest tem recebido destaque e vem conquistando diversas pessoas, especialmente por se tratar de um local para publicar “itens” do seu interesse pessoal de forma mais simples.

Infelizmente, assim como em outras redes sociais, ele não está livre de publicadores com alguns maus costumes. Abaixo, selecionamos alguns hábitos que, quando acontecem, podem tornar o Pinterest menos agradável.

Evite comentários negativos

O Pinterest é uma rede social que tem como principal objetivo compartilhar ideias e imagens que você considere interessantes. No entanto, gosto é algo muito pessoal e é humanamente impossível agradar a todos. Então, quando alguém fizer uma publicação que, aos seus olhos, não seja uma coisa extraordinária, evite comentários negativos.

Comentários positivos são os melhores! (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em vez disso, você pode simplesmente não repassar ou dar “Repin”; da mesma forma, é possível simplesmente deixar de seguir a pessoa. Ou então, que tal fazer um comentário sobre algum aspecto positivo da publicação?

Não siga todo mundo

Assim como em outras redes sociais, você não tem qualquer obrigação moral de seguir todos que o seguem. Procure verificar se o conteúdo compartilhado por determinada pessoa é do seu agrado, evitando situações desconfortáveis ou o recebimento de feeds que realmente não despertam o seu interesse.

Não siga todos! (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Além disso, não é rude deixar de seguir alguém. Pense que esse é um espaço pessoal e você deve se sentir bem em mantê-lo em vez de tornar a utilização do serviço um dever.

Deixe a publicação interessante

Se o Pinterest serve para compartilhar conteúdo interessante, por que não deixá-lo ainda melhor? Quando você for enviar uma imagem, procure adicionar informações ou uma descrição sobre o material. Dessa maneira, você proporciona uma experiência mais agradável a quem ver a imagem, bem como a possibilidade de procurarem mais sobre o assunto na internet.

Adicione informações (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Porém, mantenha o texto curto e sucinto – afinal, as pessoas podem não estar interessadas em uma leitura extensa sobre um vestido ou uma feira.

Forneça a fonte

Se você está compartilhando uma imagem de algum site, fotógrafo, designer ou outro profissional, lembre-se sempre de publicar os créditos. Algumas páginas já possuem o botão social do Pinterest, o que é um grande indicativo de que eles não se preocupam que você as utilize. Ainda assim, vale a pena indicar de onde a fotografia foi retirada.

Indique a fonte! (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Da mesma forma, se algum site, independente do motivo, bloqueou a possibilidade de publicar as imagens disponíveis nele no Pinterest, respeite essa decisão e não compartilhe tais fotografias (mesmo que seja possível hospedá-las em outro local para repassá-las).

Não faça cópias

Encontrou um membro pelo qual você se apaixonou por todas as publicações? Procure não “virar uma imitação” e sair aplicando a função de “Repin” em exatamente tudo o que for postado pela pessoa. Tente repassar aquilo que achar mais interessante, evitando, inclusive, que o dono dos “Pins” fique desconfortável.

Não exagere nos repins (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Tente aplicar uma regra básica, repassando apenas a quantidade de imagens de outro publicador que você se sentiria confortável caso a situação fosse com o seu conteúdo.

Compartilhe o link original

Evite compartilhar endereços que foram retirados de ferramentas de busca. Em vez disso, utilize a URL do local em que a imagem está originalmente hospedada. Assim, quem se interessar pelo seu “Pin” tem a possibilidade de conhecer o site no qual você o encontrou e conferir outros conteúdos presentes na página.

Da mesma maneira, procure não fornecer um link que leva outros membros do Pinterest para páginas que não sejam relacionadas à imagem compartilhada. Para manter o bom funcionamento da rede, o ideal é que todos evitem utilizá-la para outros motivos que não estejam de acordo com o propósito para o qual ela foi criada.

Organização e bons costumes

Embora essa não seja bem uma regra de etiqueta, representa uma maneira de manter o uso da rede agradável. Mantenha as suas imagens organizadas, afinal, as fotos daquele sapato maravilhoso não são o que se pode chamar de objetos de decoração. Se você deixar tudo bem categorizado, será mais fácil para quem o segue verificar coleções do seu agrado.

Organização total (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Além disso, se você encontrar alguma fotografia com conteúdo inapropriado, não sinta qualquer tipo de constrangimento em reportá-la.

Considerações finais

Não há um conjunto real de etiqueta para você utilizar uma rede social, mas há maneiras de torná-la mais amigável para os seus integrantes. O ideal é que você a utilize da sua forma, mas sempre se lembrando de que há outras pessoas envolvidas no serviço, e manter alguns bons costumes faz com que o ambiente seja melhor para todos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.