Como gravar o som reproduzido em caixas de som ou fones de ouvido

Imagem de: Como gravar o som reproduzido em caixas de som ou fones de ouvido

Muitas vezes, notebooks e computadores já trazem softwares que permitem a gravação do áudio de conversas via VoIP, por exemplo. Porém, dificilmente acompanha algum programa que permita o registro da trilha de áudio de games, vídeos e streamings da internet, fazendo com que a pessoa precise buscar softwares capazes de realizar essa função.

Mas o que pouca gente sabe é que bastam alguns ajustes no Painel de Controle do Windows 7 para que essa dificuldade seja contornada. Porém, antes de prosseguir, vale um aviso:

Alguns softwares protegem seu conteúdo multimídia com DRM e impossibilitam o sistema de capturar a trilha sonora. Além disso, é bom ter em mente que o compartilhamento da gravação dessa trilha sonora pode ser considerado pirataria e, portanto, vale a pena pesquisar, antes, qual é a licença pela qual um streaming está sendo realizado.

Explicado isso, vamos ao que interessa!

Configurando o sistema de áudio

Para iniciar a configuração, acesse o Menu Iniciar e, em seguida, clique nas opções Painel de Controle > Som. Na janela que se abre, selecione a guia “Gravação”. Note que, nela, estão listados todos os dispositivos do computador que permitem a captação de áudio. Por padrão, o microfone da máquina está habilitado e selecionado como fonte primária de áudio.

Aqui, você deve alterar essa configuração, mudando a fonte primária para a opção “Captura de reprodução” (ou “Stereo Mix”, caso esteja usando o Windows em inglês). Se esse item não estiver visível, clique com o botão direito do mouse sobre uma área branca da janela e, em seguida, verifique se as opções “Mostrar Dispositivos Desabilitados” e “Mostrar Dispositivos Desconectados” estão habilitadas. Caso não estejam, ative-as clicando sobre a caixa de seleção.

Basta, então, clicar com o botão direito do mouse sobre o item “Captura de reprodução” e selecionar a opção “Definir como dispositivo padrão”. Caso deseje eliminar por completo a ação dos microfones da máquina, clique sobre os ícones com o botão direito e opte por “Desabilitar”. Depois, confirme a ação clicando em “OK”.

Basta, então, colocar para tocar o áudio que você deseja capturar e, em seguida, executar o Gravador de Som do Windows para registrar o áudio. Fácil, não?

Fonte: R-Tools Technology

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.