Engenheiro americano quer criar trem à vácuo que chega aos 6.400 km/h

Imagem de: Engenheiro americano quer criar trem à vácuo que chega aos 6.400 km/h

(Fonte da imagem: Divulgação/ET3)

Imagine como seria poder viajar por distâncias enormes em pouquíssimo tempo. Você pode até pensar que isso já é possível com aviões, mas e se fosse inventada uma solução ainda mais rápida – e que não sai do chão, para a alegria de quem tem medo dos aviões? Pois o engenheiro norte-americano Darryl Oyster pretende fazer exatamente isso. Por essa razão, ele está desenvolvendo o conceito de um trem a vácuo, que está sendo chamado de Vactrain.

Trata-se de um complexo sistema de túneis capaz de empurrar os pequenos "vagões" por meio de pressão do ar. Com isso, o engenheiro afirma que as velocidades poderiam chegar aos 6.400 quilômetros por hora. Ele diz também que o Vactrain pode ser instalado em ambientes aquáticos, o que poderia permitir o transporte de pessoas por vários continentes.

(Fonte da imagem: Divulgação/ET3)

Oyster, que é proprietário da ET3, afirma ainda que o sistema Vactrain pode ser muito mais econômico do que outros tipos de transporte, pois demanda menor quantidade de energia elétrica para realizar a propulsão dos vagões para grandes distâncias. É claro, ainda estamos falando de um conceito, mas é difícil dizer que a ideia não é interessante.

Fontes: ET3 e Smart Planet

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.