Galaxy S3: como usar os recursos de segurança do celular

Imagem de: Galaxy S3: como usar os recursos de segurança do celular

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Cada vez mais nossos celulares se tornam o local no qual guardamos todas as nossas informações mais preciosas – inclusive algumas que não queremos que caiam nas mãos erradas.

Por sorte, o Samsung Galaxy SIII conta com ferramentas interessantes, que podem ser de grande ajuda nessas horas; mas antes, é preciso aprender a utilizá-las. Se você quer garantir que seu celular vai estar bem protegido, siga as dicas do Tecmundo.

Acessando as defesas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Chegar até a área de segurança é extremamente fácil. Primeiro, acesse o menu de opções a partir da tela principal do aparelho. Depois, clique em “Configurações” e encontre o item “Segurança”. Daqui, você vai ter acesso aos mais diversos sistemas de segurança.

Segurança da tela

Bloquear a tela de início de seu smartphone não é uma grande surpresa para ninguém, mas é um dos métodos mais simples e eficazes de impedir que outra pessoa tenha acesso às suas informações. No caso do Galaxy SIII, é possível colocar quatro métodos de segurança diferentes:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

  • Desbloqueio facial: utiliza a câmera do aparelho para detectar seu rosto e destravar o aparelho. Porém, pessoas parecidas com você podem desbloqueá-lo “acidentalmente”;
  • Padrão: cria uma senha através de um padrão de ligação de pontos. Apenas tome cuidado para não deixar esse padrão visível na tela;
  • PIN: permite que você utilize uma senha numérica para bloquear seu aparelho;
  • Senha: cria uma senha usando um código que pode envolver letras, números e outros caracteres, sendo considerado o mais seguro dos quatro.

Só é possível selecionar um dos métodos para bloquear a tela, por isso, escolha bem qual deles usar.

Codificação

Se você quiser ainda mais segurança, a solução é apostar nas opções de codificação. Basicamente, esse modo criptografa os dados de seu Galaxy SIII, impedindo que qualquer pessoa possa ter acesso às suas informações sem sua senha.

Além disso, esse método ainda permite que você criptografe seu cartão SD separadamente. Mas para que isso serviria? Simples: com isso, mesmo que alguém tente utilizar o dispositivo de armazenamento fora do aparelho, ele continua protegido.

Entretanto, é importante avisar que você só deve ativar esse sistema em seu smartphone caso ele esteja com uma carga alta (o próprio dispositivo recomenda uma carga mínima de 80%). Isso porque todo o processo leva em torno de uma hora e, caso algo faça com que a criptografia seja interrompida – incluindo por um cancelamento feito por você –, parte dos dados em seu Galaxy podem se perder.

Localizar meu telefone

Vamos supor que você perdeu seu Galaxy SIII sem senhas ou criptografia. Então, o que fazer nessas horas? Caso o modo de “Controles remotos” esteja ativado, é possível localizar e bloquear o celular ou mesmo apagar todos os dados dentro dele.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para utilizar esse método, é só clicar na opção e cadastrar suas contas da Samsung e da Google no smartphone. Assim, quando você quiser encontrar o aparelho, é só acessar o site do SamsungDive e fazer o login a partir das contas anteriormente cadastradas.

Fonte: Cnet

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.