Sony e Gaikai: o futuro é a nuvem?

Imagem de: Sony e Gaikai: o futuro é a nuvem?

Anunciada nesta segunda-feira (2 de julho), a compra da Gaikai por parte da Sony revela muito do que a companhia japonesa espera para o futuro dos games. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o sistema de streaming vem ganhando espaço em locais como os Estados Unidos e a Europa por oferecer a possibilidade de acessar jogos completos mediante uma conexão com a internet.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gaikai)

O anúncio das negociações gera diversas perguntas: o PlayStation 4 será obrigatoriamente conectado à rede? Todo o catálogo do Gaikai vai poder ser acessado a partir do PlayStation 3? Vou poder jogar games recentes através do meu smartphone ou do meu tablet? São essas e outras perguntas que o BJ tenta responder neste artigo.

Novas opções para o PlayStation 4

A integração dos produtos da Sony com o Gaikai, ao menos durante um tempo, deve ser feita de maneira limitada. Em vez de se tornar parte integrante do PlayStation 3, é mais provável que o serviço surja como um aplicativo adicional, através do qual será possível experimentar demonstrações e jogar uma quantidade limitada de jogos por streaming.

(Fonte da imagem: Reprodução/CVG)

Tudo indica que, embora seja uma parte importante do futuro da companhia japonesa, a tecnologia baseada nas nuvens deve ser somente um complemento para os produtos que ela oferece atualmente, ganhando mais espaço no futuro. No entanto, deve-se descartar a ideia de um PlayStation 4 totalmente dependente da internet, já que isso serviria somente para afastar consumidores — algo que a empresa não pode se dar ao luxo no momento, devido a sua situação financeira delicada.

Dessa forma, a próxima geração do console da companhia deve manter a consagrada união entre hardware poderoso, jogos em Blu-ray e títulos vendidos em caixas. O Gaikai deve surgir basicamente como uma opção extra para o acesso a demonstrações e alguns títulos completos selecionados pela empresa.

Resolvendo o problema da retrocompatibilidade

Uma das principais reclamações de quem comprou as versões mais recentes do PlayStation 3 é o fato de que elas não trabalham com os games do PlayStation 2. Isso se deve principalmente a uma questão de economia, já que, ao eliminar a necessidade de integrar parte do velho hardware a seu produto, a Sony conseguiu mudar seu design e abaixar seu preço — o resultado é o modelo slim vendido atualmente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gadget Spider)

O sistema por streaming acaba totalmente com essa limitação, já que o processamento dos dados não é feito pela máquina que o consumidor possui em casa. Apesar de a qualidade das imagens não ser semelhante àquela vista em um DVD ou Blu-ray, o baixo preço do acesso (e o menor valor cobrado por futuros video games) seria suficiente para atrair a atenção de muitos consumidores.

Jogos mais inovadores

Sistemas de distribuição digital como o Steam são o espaço ideal para desenvolvedores independentes, que podem lançar seus produtos sem ter que arcar com os custos de distribuição e armazenamento dos games tradicionais. O Gaikai poderia propiciar uma oportunidade ainda melhor para que esses jogos ganhem espaço, através de demonstrações mais fáceis de acessar.

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStation Network)

Em vez de ter que gastar tempo (e espaço no HD) baixando a versão de testes de um novo título, bastaria selecioná-lo para começar a jogatina. Isso faria com que um número maior de consumidores se arriscasse a fugir do mundo dominado pelos títulos AAA — afinal, não custaria nada perder certo tempo testando um jogo independente que parece interessante.

Integração entre os produtos Sony

Mais do que no mundo dos consoles, a compra do Gaikai deve ter um impacto real na maneira como ocorre a integração entre os produtos da Sony. Apesar das tentativas anteriores que a empresa teve em incorporar a marca PlayStation a seus dispositivos, nenhuma delas contou com uma tecnologia confiável capaz de proporcionar uma experiência realmente confortável.

Assim como já acontece no PlayStation Vita e no PlayStation 3, a empresa deve começar a disponibilizar seu catálogo de games para uma grande variedade de aparelhos. Desde smartphones com a marca Xperia até televisores inteligentes Bravia devem passar a contar com o acesso instantâneo a uma grande variedade de títulos a partir de qualquer lugar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Sony Entertainment Network)

Além disso, o fato de que todos os aparelhos vão se conectar ao mesmo servidor significa a possibilidade de transferir troféus e o progresso obtido em um jogo através de várias plataformas. Um game iniciado em um tablet poderia ser transportado sem problemas para a tela do PlayStation Vita, sem que a qualidade da experiência fosse perdida.

Isso também ampliaria os meios pelos quais o conteúdo da PlayStation Store poderia ser acessado. O uso inteligente da infraestrutura da Gaikai poderia finalmente permitir a compra de itens da loja virtual por outros meios que não através do acesso direto a partir do PlayStation 3 ou do portátil da companhia.

Obstáculos a enfrentar

Para que todas essas possibilidades se tornem verdadeiras, será preciso realizar investimentos em infraestrutura que fogem do alcance da Sony. Em países como o Brasil, por exemplo, a oferta de internet banda larga de alta capacidade ainda é restrita a poucos lugares e, mesmo neles, a qualidade do sinal nem sempre é das melhores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gaikai)

Ao que tudo indica, as novas funções oferecidas pelo Gaikai, ao menos em um momento inicial, ficariam restritas a países como os EUA e determinadas partes da Europa. Além disso, é preciso resolver alguns conflitos gerados pelo anúncio da união de ambas as empresas — entre as companhias prejudicadas por isso está a Samsung, que anunciou recentemente que estava trabalhando junto ao sistema de streaming.

Resta esperar a passagem do tempo para conferir o que o futuro reserva para essa parceria, que ainda deve passar pelo julgamento dos órgãos regulatórios responsáveis. E você, o que pensa sobre o assunto? Acha que essa compra vai resultar em um futuro promissor para os produtos PlayStation ou não vai render os frutos esperados? Registre sua opinião em nossa seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.