Planejando algo? Então, guarde segredo!

Imagem de: Planejando algo? Então, guarde segredo!

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Normalmente, quando estamos planejando algo interessante, a primeira coisa que fazemos é compartilhar isso com os nossos amigos e familiares, não é mesmo? Entretanto, de acordo com um artigo publicado pelo pessoal da Newsweek, existem evidências — científicas! — sugerindo que pessoas que falam a respeito de seus projetos são menos propensas a fazer com que estes aconteçam.

Segundo a publicação, existem estudos que remontam de 1933 na tentativa de explicar essa estranha relação. Um deles, realizado mais recentemente por Peter Gollwitzer, professor de psicologia da Universidade de Nova York, concluiu que indivíduos que guardam suas intenções dos demais são mais propensos a concluir seus planos do que aqueles que anunciam os seus projetos aos quatro ventos.

Boca de siri

Aparentemente, isso ocorre porque, ao exteriorizar as nossas intenções, acabamos sendo enganados por uma prematura sensação de realização. Além disso, o nosso cérebro cria vários símbolos de identidade, com os quais formula a nossa autoimagem. Assim, de acordo com os estudos, falar sobre os nossos planos pode levar o nosso cérebro a se sentir satisfeito antes mesmo de concretizá-los e a negligenciar a busca de novos símbolos.

Portanto, caso você esteja planejando fazer algo grande, tente guardar segredo sobre o seu projeto e nada de ficar repetindo o que você pretende ou não pretende fazer.

Fonte: Newsweek

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.