Como baixar mangás e assistir a animes na internet

Imagem de: Como baixar mangás e assistir a animes na internet

Quem tem simpatia pela cultura japonesa e costuma frequentar os “matsuris”, festivais celebrados no início de cada estação, geralmente acaba também gostando de animes. Após acompanhar uma série por determinado tempo e pesquisar sobre ela na internet, você logo descobre que também existem revistas em quadrinhos chamadas mangás, nas quais as animações são baseadas, em sua maioria.

Ao se identificar com todas as situações citadas acima e elevar a mera simpatia para o nível de paixão, provavelmente você é conhecido entre seus amigos pelo termo “otaku” – que caracteriza a pessoa viciada em mangás, animes e tudo relacionado a isso, desde cosplays (fantasias) até action figures (bonecos baseados nos personagens das séries).

Caso você tenha começado sua vida de otaku recentemente, esta seleção mostra quais as principais ferramentas necessárias para se manter atualizado e nunca perder um episódio ou capítulo da temporada atual do Japão – a qual dura sempre três meses (12 semanas).

Mangás

Nada mais natural do que começar a seleção com a base de tudo: os mangás. Caso uma série que você goste ainda não tenha sido lançada no Brasil, a única maneira que você tem para ler os capítulos lançados é baixando da internet as páginas digitalizadas dos quadrinhos japoneses. Obviamente, ler no computador não substitui o prazer de ter o mangá em mãos, então é comum os otakus comprarem as edições brasileiras assim que elas são lançadas.

Downloaders

Para sua sorte, você pode usar programas para pesquisar títulos específicos, sem a necessidade de procurar individualmente em vários sites. Em termos de interface, DomDomSoft Mangá Downloader e YF Otaku Grabber são os mais completos, pois mostram exemplos de páginas dos mangás e até uma breve sinopse sobre a história – função perfeita para conhecer novas séries.

O programa com maior acervo é o Manga Crawler. Embora não seja bonito nem mostre muitas informações, ele conta com 14 sites diferentes de referência, possibilitando que você encontre mais de 30 mil títulos diferentes. Porém, certamente o aplicativo mais completo é o All Mangas Reader, uma extensão para Google Chrome com mais de 30 fontes e mangás em português.

Leitores

Caso o programa escolhido não apresente a opção de você ler seu mangá online e você seja obrigado a fazer download do capítulo desejado, é possível que você precise de uma ferramenta para fazer a leitura das páginas – principalmente quando elas não estão em JPG, PNG ou outros formatos comuns.

CDisplay é o leitor mais famoso e usado para essa função, principalmente pelo fato de cobrir a tela inteira com as páginas abertas e possibilitar um zoom preciso nos quadrinhos. Os programas pViewer e MangaMeeya apresentam as mesmas funções do CDisplay, servindo como alternativa no caso de você não gostar da primeira opção.

Organizadores

Com uma interface similar à do Microsoft Office, o C.B.R. cria um catálogo com todos os mangás que você tiver armazenados no computador – embora não tenha a função de visualizador, ele serve como atalho para abrir os diferentes títulos da sua biblioteca virtual.

Ainda mais completo do que qualquer outro programa já mencionado até agora, o myManga reúne numa só interface as funções de pesquisa, download, leitor e organizador. Ele seria o único software necessário para você baixar e ler mangás, porém sua instabilidade o faz fechar com frequência. Ou seja, embora faça de tudo, talvez ele seja mais um incômodo do que um benefício – mas, ainda assim, continua sendo uma opção viável.

Animes

Assistir a animes nem sempre é tão fácil quanto acompanhar um mangá. No caso do Brasil, os canais de televisão aberta não costumam investir muito nesse tipo de série. Os canais pagos apresentam uma variedade maior, mas às vezes demoram muito a adquirir a licença para exibir os episódios de um anime específico. Então, como você faz para assistir aos episódios mais recentes?

Uma opção disponível apenas nos últimos anos é o streaming de animes. Nele, você acessa um site e carrega o episódio como se ele fosse um vídeo do YouTube. Contudo, sempre há fansubs (sites de fãs que legendam animes e os distribuem) disponibilizando o download dos animes da temporada atual. A principal diferença entre as duas modalidades está na qualidade, pois muitas vezes há como baixar episódios em Full HD (1080p).

Vale lembrar que apenas o download de animes ainda não licenciados no Brasil é considerado legal. Ou seja, se você pode comprar facilmente o DVD de uma série, ou assistir a ela na televisão, baixar seus episódios seria pirataria.

Streaming (Fonte da imagem: Reprodução/AnimeCrazy)

Streaming

Não há segredo neste tópico: os sites aqui funcionam mais ou menos como o YouTube. A principal diferença fica por conta de como os episódios são listados. No blog Assista Online, você encontra animes recentes e antigos, todos legendados em português porém com qualidade um pouco baixa.

Caso você prefira qualidade de imagem e não se importe com legendas em inglês, os sites Anime Crazy e Anime Dreaming possuem episódios gratuitos para você assistir. No final de 2011, a editora JBC confirmou os rumores de sua parceria com o site Crunchyroll, o que promete trazer um serviço de qualidade (similar ao Netflix) para você não perder os episódios mais recentes das suas séries favoritas.

Download

Há vários fansubs brasileiros no momento, os quais costumam competir entre si por doações de seus usuários. Contudo, eles geralmente trabalham apenas com serviços gratuitos de hospedagem de arquivos, o que diminui bastante a velocidade de download possível.

Por isso, sites de torrent como Tokyo Toshokan e Nyaa Torrents costumam ser mais rápidos e apresentar episódios legendados em inglês poucas horas após sua exibição no Japão. Há também o programa DomDomSoft Anime Downloader, cujas funções são iguais às do software já citado anteriormente, mas focado em animes em vez de mangás.

Uma vez baixado um episódio, você precisa fazer duas coisas: baixar um player de vídeo e instalar codecs para rodar o arquivo adequadamente. Os mais recomendados para a tarefa são o tocador Media Player Classic e pacote CCCP. Afinal, o primeiro é leve e não costuma travar, enquanto o segundo tem atualizações frequentes e apresenta uma vasta lista de codecs – sem eles, você não consegue rodar vídeos de extensão MKV, por exemplo.

Quando um episódio baixado estiver com problemas de sincronização na legenda, você pode usar o programa Easy Subtitles Synchronizer para tentar consertá-lo. Caso o arquivo esteja no formato MKV, o Mkvmerge geralmente resolve a questão. Por acaso você quer começar seu próprio fansub? O software mais usado para a função é o Aegisub, pois edita facilmente as legendas de qualquer arquivo MKV ou AVI.

Bonus Stage

Abaixo estão listadas três seleções feitas pelo Tecmundo. Nelas, você encontra os melhores jogos do Baixaki de Dragon Ball, Pokémon, Digimon e Naruto.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.