Software médico pode interpretar seu cérebro de maneiras diferentes em Windows e Mac

Imagem de: Software médico pode interpretar seu cérebro de maneiras diferentes em Windows e Mac

(Fonte da imagem: Reprodução/PLoS One)

Pesquisadores alemães acabaram de divulgar algo que jamais alguém havia pensado: os sistemas operacionais influenciam diretamente no resultado das varreduras cerebrais. Isso mesmo, se os institutos de medicina estiverem utilizando um Mac ou um PC com Windows, os resultados dos exames cerebrais serão exibidos de maneiras diferentes, o que é algo realmente ruim.

Mais do que isso, entre diferentes versões do sistema operacional da Apple, os resultados dos exames podem mudar até 15% em certos setores cerebrais. Entre Mac e Windows, as diferenças ficam entre 2% e 5%. Todos os testes foram realizados com a mesma versão do aplicativo FreeSurfer, um dos mais respeitados softwares de análise médica.

O principal problema encontrado com esses estudos está exatamente nos diagnósticos. Estão sendo cogitadas as possibilidades de que alguns computadores não revelam a verdade para os pacientes que possuem pequenos tumores – que acabam não sendo identificados.

Ainda não está claro qual é o motivo para a variação, mas é necessário que isso seja corrigido logo. É normal que os sistemas operacionais interpretem os softwares de maneiras diferentes, mas isso não deveria ocorrer em um aplicativo de tanta importância para a sobrevivência de algumas pessoas.

Fontes: PloS One e Neuroskeptic

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.