Espaçonave que ficou mais de um ano em órbita realizando missões secretas retorna ao solo [vídeo]

Imagem de: Espaçonave que ficou mais de um ano em órbita realizando missões secretas retorna ao solo [vídeo]

A Força Aérea dos EUA anunciou o retorno, na manhã da última sexta-feira (16 de junho), da espaçonave não tripulada e reutilizada X-37B. Segundo o informativo do órgão de defesa norte-americano, esse veículo passou 469 dias em órbita realizando testes sobre o seu próprio funcionamento, coletando dados sobre os riscos e a experiência de navegação para o uso de espaçonaves reutilizadas.

Apesar de ter um visual parecido com o de um ônibus espacial, o X-37B é completamente operado à distância, utiliza pouquíssimo combustível enquanto permanece planando pelo espaço e tem apenas 9 metros de comprimento.

Oficialmente, o veículo tem fins de pesquisa, mas o fato de não terem sido liberadas informações mais detalhadas do que ele estaria realmente fazendo por mais de um ano no espaço dá a entender que ele estava realizando missões militares secretas – já que se trata de um projeto da U.S. Air Force e não da NASA. Confira no vídeo acima o momento em que o X-37B pousa na base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.

Fonte: U.S. Air Force

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.