Por que alguns aviões de combate a incêndios soltam fumaça vermelha?

Imagem de: Por que alguns aviões de combate a incêndios soltam fumaça vermelha?

Você já deve ter visto este tipo de aeronave em jornais e programas de televisão. Os aviões de combate a incêndios geralmente são acionados para acabar com o fogo que se alastra em plantações e florestas, utilizando um material especialmente preparado para isso. Para quem não sabe do que se trata, parece apenas uma fumaça vermelha, mas há muita química por trás disso.

O principal de tudo isso é a água, que compõe a maior parte do material. Além disso, também existe uma goma de guar e uma espécie de argila para adicionar a espessura necessária para o melhor controle do material na hora de espalhá-lo sobre os incêndios. O que adiciona a cor vermelha ao produto é um óxido de ferro.

E por que existe essa coloração?

A grande razão para isso está no fato de que os ambientes atingidos pela fumaça vermelha podem ser mais facilmente identificados pelos bombeiros que estiverem em solo – logicamente, isso só acontece quando as chamas maiores já estão controladas. Vale dizer que, em muitos casos, ainda são acrescidos fertilizantes ao produto. Isso acontece para facilitar a recomposição da vegetação atingida.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.