Ilusão de óptica: como elas influenciam nossa percepção de tamanho?

Imagem de: Ilusão de óptica: como elas influenciam nossa percepção de tamanho?

Já percebeu que algumas imagens têm o poder de nos enganar, fazendo com que os nossos olhos enxerguem, por exemplo, objetos do mesmo tamanho com proporções diferentes? Contudo, basta observar a figura com mais atenção para comprovar que tudo não passa de uma simples ilusão de óptica.

Na verdade, brincar com as diferenças entre as cores, a maneira como os objetos são posicionados, suas proporções e formatos pode fazer com que os nossos olhos enxerguem as composições através de uma perspectiva completamente nova.

Posicionamento

Para criar as ilusões, os objetos que compõem a figura são posicionados estrategicamente, tirando proveito de seus formatos, cores e tamanhos, pois, dependendo da maneira como são organizados, eles podem enganar os nossos olhos, fazendo com que tenhamos a impressão de que os objetos têm tamanhos diferentes, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Perplex)

No caso da ilusão acima, embora as duas figuras apresentem formatos e tamanhos idênticos, temos a impressão de que a criatura do fundo é maior que a da frente, tudo graças à maneira como todos os elementos estão dispostos no desenho.

Contraste de cores

Outra maneira de enganar os nossos olhos é tirar proveito do contraste entre as cores. No caso dos blocos abaixo, embora os dois sejam exatamente do mesmo tamanho, temos a impressão de que o que está dentro do quadrado branco é maior. Na verdade, isso ocorre porque o objeto com a margem branca chama mais a nossa atenção.

(Fonte da imagem: Reprodução/Color Basics)

Além disso, objetos pequenos de tamanhos semelhantes organizados por cor ou dimensão aparentarão estar agrupados, assim como linhas e cores são utilizadas para dar profundidade a imagens bidimensionais.

(Fonte da imagem: Reprodução/How it Works)

Proporções

Linhas retas podem parecer inclinadas, assim como traços do mesmo tamanho podem dar a impressão de que são diferentes. Tudo depende da maneira como essas composições estão organizadas. Observe a figura abaixo e veja como os traços nas extremidades das linhas fazem com que as três figuras pareçam ter tamanhos completamente diferentes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Ilusões na vida real

A indústria da moda, por exemplo, usa e abusa desses artifícios, e todos nós já aprendemos que cores escuras e linhas verticais, por exemplo, tem o poder de afinar a silhueta, ao contrário de estampas mais vibrantes e linhas horizontais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Skeptics)

E para você, leitor, qual das duas composições acima favorece mais a silhueta da modelo?

Fontes: How it Works, eHow, Ask How, Color Basics, Planet Perplex, Skeptics e Mighty Optical Illusions

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.