Windows: 2 boas dicas para aumentar o espaço em disco

Imagem de: Windows: 2 boas dicas para aumentar o espaço em disco

(Fonte da imagem: iStock)

É comum que, com o tempo, o disco rígido dos nossos computadores comece a ficar cheio demais. São vários os documentos que vamos acumulando e, em algum momento, é necessário realizar uma limpeza. Você faz backups, desinstala alguns programas que não usaria mais e, mesmo assim, o computador ainda parece ter arquivos demais.

Isso geralmente acontece pelo acúmulo de arquivos que muitos de nós nem temos noção de que existem, como temporários e de restauração do Windows. Todos eles vão acumulando e é necessário realizar a exclusão deles para que o disco rígido realmente seja liberado. Neste tutorial, daremos algumas dicas de como encontrar esses arquivos e apagá-los do computador.

Você vai precisar do:

— CCleaner

Encontrando e eliminando pontos de restauração

A criação de pontos de restauração foi uma forma encontrada pelo Windows para fazer com que instalações de programas defeituosos ou mudanças na configuração geral do sistema não afetem o OS como um todo. Caso aconteça algum problema, você pode reverter o sistema para um momento anterior, em que tudo funcionava normalmente.

A ideia é muito útil, mas o sistema pode criar pontos de restauração constantemente e, com o tempo, eles vão acumulando e ocupando muito espaço. Para apagar os pontos criados até o momento, você precisará utilizar a ferramenta Limpeza de Disco, presente na instalação do Windows.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Abrindo o aplicativo, será realizada uma varredura no disco. Então, será mostrada uma seleção de arquivos que podem ser apagados, como temporários, miniaturas de imagens etc. Escolha a aba “Mais opções”, na parte superior da janela.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Agora, você tem a opção para apagar pontos de restauração do sistema e cópias de sombra. Em vez de apagar tudo, o Windows deixa apenas a última imagem. Assim, o seu computador não fica totalmente despreparado caso você precise restaurar a máquina.

Arquivos temporários, sumam daqui!

O CCleaner é, talvez, o programa mais conhecido para realizar tarefas de desinstalação de programas e limpeza de dados. O uso dele é bem simples e, para apagar arquivos temporários, ele possivelmente é o melhor na atualidade.

Escolhendo a opção “Cleaner”, você tem disponível a possibilidade de excluir arquivos temporários, conteúdo da lixeira, logs do Windows, arquivos fragmentados, além de cookies dos navegadores.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Você deve selecionar quais os tipos de arquivo que quer fora do seu computador e escolher o botão “Analyze”. Após uma varredura no disco, selecione “Run Cleaner”. Pronto. Caso queira se assegurar de que todos os arquivos foram excluídos, você pode realizar novas buscas no CCleaner.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.