Os computadores mais bregas de todos os tempos

Imagem de: Os computadores mais bregas de todos os tempos

De tempos em tempos, o Tecmundo publica artigos relatando incríveis modelos de gabinetes. Às vezes, noticiamos a jogada de alguma companhia em um computador com design diferenciado. De maneira geral, as máquinas mais recentes são muito bonitas.

Acontece que nem sempre foi assim. Ao longo da história da informática, muitos computadores impressionaram o mundo com visuais bregas e desconfortáveis. Hoje, mostraremos que até mesmo grandes companhias já erraram feio. Se você acha que seu PC não é elegante, esta lista vai servir para alegrar seu dia.

8. NEC APC

(Fonte da imagem: Reprodução/Old Computers)

O ano era 1982 e a NEC lançou o “Computador Pessoal Avançado”. Esse modelo tinha tudo para dar certo, não fosse o tamanho avantajado. O modelo da companhia japonesa agradou com seus gráficos avançados e a inclusão de duas unidades de disquete, porém deixou a desejar no visual. Se comparado com alguns concorrentes, esse PC não era muito atraente.

7. Osborne 1

(Fonte da imagem: Reprodução/Old Computers)

Enquanto algumas companhias tentavam melhorar os desktops, outras partiam para ideia mais ousadas. O Osborne 1 foi um quase notebook da Era Mesozoica. Ele era tão grande e assustador quanto um dinossauro. Além do visual desajeitado e improvisado, essa máquina pesava 11 kg. Imagine o alto nível das propagandas para vender esses computadores.

6. 3com Audrey

(Fonte da imagem: Reprodução/Amazon)

Em 2000, a 3com lançou um dispositivo que misturava computador com tablet. O Audrey visava oferecer acesso à internet e reprodução de arquivos multimídia. Ele não fez muito sucesso devido ao preço elevado (499 dólares) e ao design nada atraente. O 3com Audrey teve boa intenção e inovou de certa forma, mas não era o momento certo para esse produto.

5. Compucolor II

(Fonte da imagem: Reprodução/Old Computers)

Se você pode fazer pior do que os outros, então, não hesite. O Compucolor II era um computador de alto custo que tinha um diferencial exclusivo: um teclado enorme e colorido. O Modelo 5, com 32 kB de memória RAM, custava 2.395 dólares — valor aceitável para quem desejava pagar mico e se arrepender com as infinitas prestações do carnê.

4. Sol-20 Terminal Computer

(Fonte da imagem: Reprodução/Old Computers)

Em 1976, você poderia adquirir essa “belíssima” máquina por 995 dólares. Além da caixa de madeira pintada de azul, você deveria adquirir à parte um monitor para combinar com o PC. Apesar do design, o Sol-20 vinha com processador Intel 8080 de 2 MHz e até 64 kB de memória RAM — configuração muito boa para a época.

3. Coleco Adam

(Fonte da imagem: Reprodução/Old Computers)

O Coleco Adam era uma dessas fantásticas ideias que algumas companhias tiveram em unir computador, impressora e video game. Ele tinha portas proprietárias e usava fitas cassete exclusivas para armazenar dados — ou seja, um produto único. Devido à feiura e às incompatibilidades, ele não fez tanto sucesso quanto planejado.

2. Apple III

(Fonte da imagem: Reprodução/Old Computers)

Esse computador da Maçã conseguiu superar os concorrentes no quesito feiura. Lançado em maio de 1980, ele teve sérios problemas de desempenho, o que forçou a fabricante a repor muitas unidades. Uma versão revisada trazia o dobro de memória RAM (256 kB), mas a companhia não mexeu no design do produto, o que o coloca no topo de nossa lista brega!

1. iMac G3

Em 1998, a Apple lançou o conceito do computador “tudo em um”. A ideia agradou a muita gente, mas o design do produto não era dos melhores. Podemos dizer que este foi um dos produtos mais bregas da companhia, tão “bonito” quanto um computador voltado ao público infantil.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Acima está o modelo-padrão do iMac G3 na cor Bondi Blue, mas essa máquina era disponibilizada em outras cores com tonalidades bem chamativas. Felizmente, a Apple a mudou seu posicionamento e atualizou essa linha de computadores.

A feiura traz a beleza!

Depois de tantos computadores bregas, está mais do que óbvio que muitas companhias arriscam criar produtos ousados na tentativa de impressionar o público. Algumas vezes, o tiro sai pela culatra, porém os produtos mais recentes seguem uma linha de design avançada e muitas fabricantes aprendem com os erros — a Apple que o diga!

Fontes de pesquisa: Old Computers, Cracked

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.