Nave da SpaceX cai no mar após ser aprovada em voo experimental

Imagem de: Nave da SpaceX cai no mar após ser aprovada em voo experimental

Nave Dragon. (Fonte da imagem: Reprodução/SpaceX)

Reuters. Por Irene Klotz - A cápsula não-tripulada Dragon, pertencente à empresa Space Exploration Technologies (ou SpaceX), caiu na quinta-feira no oceano Pacífico, completando a primeira viagem de uma nave particular à Estação Espacial Internacional.

Com o auxílio de três paraquedas, a cápsula em formato de sino encerrou seus nove dias de viagem caindo 900 quilômetros a oeste da península da Baixa Califórnia (México), às 12h42 (hora de Brasília).

"Tudo transcorreu maravilhosamente até agora", disse Josh Byerly, comentarista de missões da Nasa.

Os EUA não têm transporte espacial próprio desde que seus ônibus espaciais foram aposentados, no ano passado. Com isso, as naves russas Soyuz, usadas principalmente para o transporte de tripulantes, e com pouco espaço para carga, se tornaram os únicos veículos capazes de voarem para a Estação e retornarem à Terra.

Em vez de construir e operar naves governamentais, a Nasa está investindo em empresas como a SpaceX, com a meta de comprar espaço para cargas e futuramente tripulantes em veículos comerciais, o que é uma alternativa bem mais barata.

O teste bem-sucedido deve dar sinal verde para que a SpaceX comece a preparar os 12 voos de carga previstos em um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa. Uma segunda nave cargueira, construída pela Orbital Sciences Corp, deve estrear neste ano. O contrato da Orbital com a Nasa é no valor de 1,9 bilhão de dólares.

Nave Dragon se aproximando da Estação Espacial Internacional. (Fonte da imagem: Reprodução/SpaceX)

Na operação de quinta-feira, os astronautas separaram a cápsula Dragon da sua baia de atracação às 5h07 (hora de Brasília), usando um guindaste de 17,7 metros, e a liberaram às 6h49. A Estação paira 420 quilômetros acima do planeta, e se desloca a mais de 28 mil quilômetros por hora.

Em dezembro de 2010, durante um voo-teste anterior, a SpaceX recolheu com sucesso uma cápsula Dragon em órbita. "Já fizemos isso uma vez, mas é uma fase muito desafiadora do voo", disse John Couluris, diretor de missão da SpaceX, a jornalistas na quarta-feira.

Ele disse que o sucesso na aproximação e atracação da cápsula à Estação já fazem a missão ser considerada bem-sucedida.

Nave Dradon em processo de aterrisagem no oceano Pacífico. (Fonte da imagem: Reprodução/SpaceX)

Barcos do Corpo de Marines dos EUA estavam de prontidão no mar para recolher a cápsula e levá-la a Los Angeles numa viagem de dois ou três dias. Em seguida, a nave será transferida para uma instalação da SpaceX no Texas.

O próximo teste para a empresa será entregar equipamentos da Estação para a Nasa em no máximo até 48 horas, simulando a pressa necessária quando a Dragon iniciar seus voos regulares e precisar trazer preciosas amostras científicas para a Terra.

O restante da carga que chegou da estação, num total de 590 quilos, deve ser entregue à agência espacial do governo em até duas semanas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.