Mac: como desabilitar o scroll elástico

Imagem de: Mac: como desabilitar o scroll elástico

O Mac OS X está cada vez mais parecido com o iOS, principalmente na maneira como o mouse ou a trackpad interagem com o sistema. Uma dessas mudanças foi a adição do scroll elástico, trazida do sistema móvel da Apple para o Lion.

Esta funcionalidade é muito simples: quando você chega ao final de uma página, para qualquer lado que você estiver fazendo o scroll, ainda é possível puxar um pouquinho mais, mostrando o fundo do navegador, como é possível ver na imagem abaixo:

Scroll elástico é esse espaço que aparece para suavizar a rolagem quando você atinge o final da página.

Não existe uma razão clara para a adição dessa ferramenta no Mac OS X e possivelmente isso seja apenas uma questão de estética, já que ela torna o uso do scroll mais “macio” e elegante. Muitas pessoas gostaram da cópia dessa função do iOS para o Mac OS X Lion, mas, se você não é uma delas, pode desabilitar isso rapidamente com um comando.

O primeiro passo é abrir o Terminal —  aquele utilitário que a maior parte dos utilizadores tem certo receio de usar, já que ele tem o poder de mudar praticamente tudo no seu computador e é controlado com linhas de código. Não se preocupe, não é preciso ser um expert em programação para fazer o procedimento a seguir.

Comando para desabilitar o scroll elástico. (Fonte da imagem: )

Copie e cole o seguinte código no seu Terminal: “defaults write -g NSScrollViewRubberbanding -int 0”, sem as aspas. Agora vem a parte mais complicada, que é reiniciar todos os aplicativos que utilizam o scroll elástico (ou, pelo menos, todos dos quais você deseja retirar a função). Com todos eles abertos, rode o comando “KillAll” (sem aspas) no Terminal.

Pronto, quando você reabrir esses programas, a função elástica do scroll deverá sumir. Isso funciona para os aplicativos nativos e para todos aqueles que você abriu e fechou usando o comando. Se você quiser trazer de volta o scroll elástico, basta abrir o Terminal e colar o seguinte código: “defaults delete -g NSScrollViewRubberbanding”, sem as aspas.

Fonte: Lifehacker

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.